quinta-feira, 31 de março de 2011

Stamppot


Eu comi na casa da Oma do Zé. 
No meu aniversário ganhei o ingrediente principal de presente.
Consiste em um purê de batata com espinafre (pode trocar o espinafre por chicória, cenoura, repolho...) servido com uma calabresa defumada, para eles seria usado a "rookworst" (uma salsicha defumada).





Comida leve, rápida e acreditem... Deliciosa.
O tempo em Salvador andou maluco, fez até “mais frio” e, aproveitei para fazer esta receita, até porque, no frio de Holambra/SP tem um gostinho muito mais especial.
Um toque todo brasileiro é o bacon tostadinho por cima só para dar um gostinho a mais.
Então, vamos à receita.


Ingredientes:
01 maço de espinafres
500g de batatas
02 cebolas
50 g de manteiga
04 colheres de sopa de leite integral
Sal e nos moscada a gosto.

Iniciar receita:
Descasque as batatas, corte a cebola em cubos e cozinhe em agua salgada fervente por 30 minutos.
Cozinhe o espinafre no valor. Depois de cozido pique e reserve.
Cozinhe a linguiça ou salsicha em agua fervente por 10 minutos.
Frite o bacon em frigideira até tostar. Escora a gordura em papel toalha e quebre em pedacinhos. Reserve.
Faça o purê com as batatas. Incorpore o espinafre às batatas. Adicione o leite, a manteiga, o sal e a nos moscada o a gosto.

Bobó de Camarão


Uma receita para um almoço especial de domingo com a família reunida e comprar um camarão fresquinho vai dar um toque diferenciado na receita.




Ingredientes:
01 kg de camarão limpo
500 g de aipim cozido
01 coco seco
01 l de agua de coco verde
01 cebola
02 dentes de alho
01 tomate s/ pele
01 colher de sopa de extrato de tomate
01 pimentão pequeno
¼ de pimentão
04 colheres sopa de azeite de dendê
03 colheres sopa de azeite de oliva
01 maço de coentros
Cheiro verde picadinho para finalizar
Sal e Pimenta do reino a gosto


Iniciar a receita:
Quebre o coco seco, retire a casca e corte em fatias finas e lave em agua corrente. Utilize 0 1 l de agua de coco verde para bater no liquidificador e retirar o leite de coco. Peneire e retorne ao liquidificador para bater aipim e formar um creme. Antes, retire as fibras que fica no meio do aipim.
Dica: Bater o aipim logo depois do cozimento, ainda quente é mais fácil.
Primeiro corte todos os temperos com exceção do coentro. Pegue um barbante amarre-o para só libere o sabor, reserve. Em seguida refogue os temperos, onde faremos um molho. Junte a mistura do leite de coco e o aipim batidos no liquidificador. E cozinhe por uns quinze minutos para reduzir, sempre mexendo.

Tempere o camarão com sal, alho e pimenta do reino. Esquente uma frigideira, um pouco de azeite e saltei os camarões bem rápido só para adquirir uma cor rósea. Junte ao creme de aipim que já cozido. Retire o amarrado de coentro, coloque o cheiro verde para finalizar e desligue o fogo.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Bolo de chocolate do Mesário do Zé



O dia 21 de cada mês é esperado com muita ansiedade. Já estamos no 9º mês do Zé - passa rápido – e a 9ª festa de mesário. A exigência do papai do Zé é um bolo de chocolate, com recheio de chocolate, cobertura de chocolate e um glacê para disfarçar.
Tenho essa receita há muito tempo. Fui incrementando até torna-la o que é hoje. Dividi-la com vocês é um prazer, pois é um bolo delicioso.
Em todos esses meses eu busquei mudar a decoração do bolo. Hora era com confeites coloridos, cereal de chocolate, glacês variados ou trufa de chocolate. Segue receita na integra do ultimo bolo.


Bolo de chocolate escuro:
10 colheres chocolate em pó
2 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro
03 colheres de sopa de manteiga
05 gemas  
04 claras
03 xícaras de farinha de trigo
02 xícaras de leite de coco
01 colher de sopa de extrato de baunilha
01 colher de sopa de fermento em pó
01 colher de café de bicarbonato de sódio

Primeira cobertura (chocolate):
200 g de chocolate meio amargo
200 ml de creme de leite

Segunda cobertura (glacê):
03 claras
01 copo de agua
01 copo de açúcar de confeiteiro
01 colher de sopa de extrato de baunilha


Recheio:
01 lata de leite condensado
05 colheres de chocolate em po
200 ml de creme de leite


Iniciar receita:

Sugestão: Ligue o forno em 180°C para ir aquecendo.

Prepare a fôrma:
Unte uma assadeira redonda com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a fôrma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira, corte um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare as claras:
Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

Sugestão: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras.

Prepare a massa:
Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente as gemas uma a uma sempre batendo. Junte o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo, e o chocolate em pó e bata até ficar bem misturado, depois junte o leite de coco até que fique bem homogêneo. Em seguida junte o fermento e o bicarbonato em movimentos bem delicados. Por último, junte cuidadosamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Sugestão: Peneire as gemas e todos os ingredientes secos. O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando o bolo bem mais escuro.

Asse o bolo:
Ponha para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Vire a fôrma em cima de um prato grande e desvire novamente o bolo. Espere esfriar para rechear.

Sugestão: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos. Evite ficar abrindo o forno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o forno antes de meia hora.

Prepare o recheio:
Em uma panela junte o leite condensado e o chocolate. Cozinhe até o ponto de brigadeiro mole. Ainda com o fogo ligado junte o creme de leite, mecha energicamente e desligue o fogo. Use o recheio frio.
Recheie o bolo:
Depois de frio coloque o bolo sobre uma superfície plana para cortá-lo ao meio para recheá-lo. Para isso pode usar um fatiador de bolos, uma faca de serra comprida ou uma linha de cozinha. Espalhe o recheio por todo o bolo.

Prepare a primeira cobertura:
Derreta o chocolate em banho-maria. Em uma tigela menor um pouco, que caiba dentro de uma panela, quebre o chocolate em pedacinhos. Coloque a tigela sobre a água bem quente e aguarde um pouco até que o chocolate comece a derreter. Com uma colher mexa o chocolate até que esteja completamente derretido. Acrescente, aos poucos, o creme de leite e misture até ficar homogêneo.

Prepare a segunda cobertura:
Em uma panela aqueça as claras com o açúcar até o açúcar se derreter sem deixar que as claras cozinhem. Ainda quente bata na batedeira (velocidade máxima) até a mistura esfriar e ficar fofa. Depois que esfriar completamente junte a manteiga sem sal amolecida e a o extrato de baunilha. Bata até conseguir uma consistência bem macia, fofa.

Faça monte a decoração do bolo:
Depois de rechear o bolo, passe a primeira cobertura, uma dica é passar geleia em todo o bolo para a cobertura aderir melhor, pode ser do saber que desejar. Passe a cobertura de chocolate e leve a geladeira por 30 minutos. Em seguida passe a segunda cobertura, o glacê. Decore com pedaços de chocolate meio amargo e peneire um pouco de chocolate em pó.


Esse bolo serve 20 pessoas satisfatoriamente.

sábado, 19 de março de 2011

Canja


O blog essa semana passou despercebido por mim. Não porque eu quis, mas porque a minha gripe, a gripe do Zé e a indisposição do papai do Zé não me deixaram fazer muita coisa.
Então, para hoje, vamos de Canja. Até porque a capital baiana amanheceu em baixo de chuva. Será o adeus do verão? As boas vindas de uma nova-velha estação? Uma estação charmosa. Aquela que nos permite ficar um pouco mais bem vestidos e ainda desfrutar de bons papos à mesa em noites com sopas, pães, queijos, fondue e tudo regado num bom vinho?
A preocupação estética com o corpo, com a pele bronzeada vai sendo posta de lado com a estação que termina, com as roupas básicas. Mas o cuidado com saúde, com uma boa alimentação, e cabeça saudável, não termina, até porque outros verões virão.

Vamos à nossa Canja. Pratica e rápida.

Eu costumo fazer refogados de frango e sempre cozinho o peito inteiro e depois congelo. Uso para uma torta, salada, ou Canja. Quero dizer que o meu freezer sempre está lotado de vasilhas com legendas e datas. Até congelo o caldo dos ensopados ou assados. Pode ser de peixe, o chester do natal, o pernil do ano novo, um ensopado cotidiano, sempre tenho um saquinho para guardar o caldo que sobra. Prefiro os naturais a aqueles de caixinha. Depois uso o caldo em tudo, sopa, risotos, molhos, tortas... E aqui, na minha Canja.

Aqui a receita agradou, e na sua casa?


Canja:
01 peito de frango desfiado
02 xicaras de chá de arroz cozido
02 batatas em cubos
02 colheres de chá de azeite
01 cebola picada
01 dente de alho
01 tomate sem pele picado
01 colher de sopa de extrato de tomate
¼ de pimentão picado
01 l de caldo de galinha
Sal e pimenta do reino e cheiro verde a gosto.


Iniciar receita:
Refogue a cebola, o alho, junte os restantes dos temperos, a batata e o arroz. Coloque metade do caldo e cozinhe por uns 10 minutos.  Em seguida adicione o restante do caldo. Quando adquirir fervura junte o frango, o sal, a pimenta do reino e cheiro verde vão a gosto. Mais 5 minutos e está pronta.

domingo, 13 de março de 2011

Strogonoff de frango



Esta receita é um clássico. Cada um tem a sua. Prática e deliciosa. A minha amiga Aline adora. Todas as vezes que eu fiz almoço lá em casa, com o pessoal do setor de trabalho, ela sempre preferia o strogonoff de frango. Você vai achar que são muitos os ingredientes e são, mas organizando tudo antes, vai perceber que a receita se torna fácil de preparar e de cozimento super-rápido.


Strogonoff:
500g de peito de frango fatiado
06 colheres de sopa azeite
01 cebola picada
01 colher de sopa de amido de milho
01 colher de sopa de extrato de tomate
01 colher de mostarda
01 colher de molho inglês
01 colher de ketchup
100g de champignons
02 dentes de alho picado
01 tomate sem pele e picado
¼ de pimentão picado
01 amarrado de cheiro verde
01 xicara de agua
200 ml de creme de leite
01 colher de chá de açúcar
Sal e pimenta do reino a gosto.


Iniciar receita:
É fundamento organização na hora do preparo de qualquer receita. Organize todos os ingredientes, se tiver que cortar algo, ou tirar a pele dos tomates, por exemplo, faça antes de iniciar o cozimento.
Utilize uma panela de fundo grosso, que melhor espalhe o calor. Aqueça bem antes do colocar o azeite. Coloque o azeite e o frango, mexa pouco. Quando o frango adquirir uma cor pálida retire da panela e disponha sobre um prato, reserve-o. Essa etapa leva de 3 a 5 minutos, não passe muito o frango para não ficar borrachudo e não tempere. Dê preferencia utilizar o peito de frango resfriado e não o congelado.
Na mesma panela, coloque o restante do azeite, as cebolas, o amido, o extrato, o molho inglês, o ketchup, a mostarda, o champignon e o restante dos temperos. Nessa ordem. Refogue e adicione aos poucos a agua até encorpar todos os ingredientes. Espere reduzir a agua e Continue a receita incluindo o frango, o sal e a pimenta, deixe no fogo por mais uns dois minutos, retire o amarrado de cheiro verde. Acrescente o creme de leite, o açúcar e desligue o fogo. Quando for servir verifique o sal. O açúcar vai quebrar a acidez da receita.
Sirva com arroz branco e para alguns é indispensável uma porção de batata palha.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Risoto de Camarão



 Estava muito bom o nosso carnaval longe da folia de Salvador . O clima estava gostoso para dormir e ficar em casa, e isso tudo em pleno verão.

O carnaval de Holambra/SP  é peculiar. Na avenida principal há desfile de carros confeccionados pelos moradores, distribuição de rosas, refresco, pipoca e até chope schornstein para os grandinhos.
Então, de volta em casa, em uma quarta de cinzas, pura preguiça, não quero comer fora, mas quero uma comidinha deliciosa para manter o ritmo dos últimos dias. Risoto é fácil, é rápido. E camarão dispensa comentários. Em meia hora fiz o nosso almoço.


Camarão:
250g de camarão limpos
03 colheres de azeite
sal e pimenta do reino a gosto.

Risoto:
01L de caldo de camarão
250g de arroz para risoto
01 cebola
03 colheres de azeite
100g de queijo parmesão ralado
50g de champignons
01 colher de manteiga
Sal e açafrão a gosto.


Iniciar receita:
Vamos iniciar a receita pelos camarões limpos: tempere-os e deixe em papel toalha. Próximo passo o caldo de camarão, precisa estar bem quente para iniciar o risoto, de preferencia mantenha-o no fogo até usa-lo.

Risoto:
Aqueça uma panela, adicione o azeite, a cebola e refogue, inclua o arroz, os champignons e o caldo de camarão. Sempre mexendo. Quando o arroz estiver ao dente coloque o queijo e mexa até o arroz ficar macio, coloque a manteiga, mexa bem e está pronto.
 
O camarão:
Depois de tempera-los com o sal e a pimenta, o papel toalha serviu para absorver o excesso de liquido. Dê preferencia a uma frigideira grossa. Esquente bem a frigideira. Adicione o azeite e o camarão. Saltei-o na frigideira até todo o camarão adquirir uma cor rósea, em torno de uns 03 min. Num prato disponha uma porção do risoto e alguns camarões, servir com um vinho branco seco.
Rende duas porções.