terça-feira, 27 de setembro de 2011

Omelete d’casa




Vamos para a nossa receitinha rápida de inicio de semana, isso porque o final de semana é sempre gastronômico e dá aquela preguiça cozinhar na segunda.
A nossa última receita foi um verdadeiro sucesso, o blog até ganhou novos seguidores, isso me deixou muito feliz. Obrigada pelo carinho.


Ingredientes:
02 batatas
04 ovos
01 colher (café) de sal
01 colher (café) de fermento químico
01 cebola cortada em cubos
02 dentes de alho fatiados
01 tomate fatiado (substitui por tomates cerejas)
100 g de calabresa fatiada
30 g de bacon fatiado
Óleo de canola – quantidade necessária
Pimentão a gosto – se usar varias cores das um colorido especial
Pimenta do reino a gosto
Cheiro verde a gosto


Iniciar receita:
Comece a receita pelo recheio da Omelete. Entretanto, antes de iniciar o cozimento prepare todos os ingredientes: fatie o bacon, a calabresa, a cebola, o alho, os pimentões e as batatas. O cozimento será nessa ordem. Eu usei tomates cerejas, além de saborosos traz certo charme ao prato. Pique o cheiro verde, e reserve tudo.
Use um pouco de óleo de canola para refoga o bacon, coloque bem pouco óleo, porque o bacon vai soltar gordura, junte a calabresa, seguida da cebola. Refogue até a cebola ficar um pouco transparente. Adicione o alho, o tomate, os pimentões e as batatas. Cozinhe até as batatas ganharem macies, isso mexendo sempre, é importante usar uma panela antiaderente.  Prove o sal, coloque a gosto. Reserve o recheio e vamos aos ovos.
Separe as claras das gemas, e batas claras com o sal e o fermento até se tornarem bem firmes. Eu costumo peneirar as gemas, e depois junto, delicadamente nas claras.

Monte a Omelete:
Aqueça uma frigideira antiaderente, coloque um fio de óleo de canola e coloque os ovos batidos numa espuma bem fofa. O cozimento vai depender do tamanho da frigideira e do seu forno, coloque o recheio e mais ovos por cima. Existem panelas que são próprias para fazer omelete: travam-se uma à outra e fica fácil virar a omelete - é só virar a panela.
Eu costumo manter o forno aquecido - quando a omelete ganhar uma cor bonita e selam os dois lados. Uso uma forma antiaderente e levo ao forno por uns minutinhos para cozinhar por inteiro, assim, garante que a massa se mantenha fofinha, quando mais tempo ficar na frigideira mais fina e pesada se torna a omelete. Na hora de comer use o cheiro verde picadinho a gosto.
Sirva com arroz e salada ao seu gosto.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pizza Pan

Hum... Que vontade de comer pizza!

Aproveitei o Zé dormindo, a cozinha da Oma “dando sopa”, pesquisei na internet e achei essa - Maravilhosa – receita num site, sobre segredos culinários.
Segue a receita como esta no site. Preciso deixar registrada, porque essa receita é, simplesmente, perfeita.


O nosso jantar, até o Zé aprovou!

“Massa para Pan Pizza (Massa Alta e Fofa)

Ingredientes:
200 gr de água
3 colher (sopa) de leite em pó magro
1 colher (sopa) de açúcar
2 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de sal (5gr)
400 gr de farinha de trigo
20 gr de fermento de padeiro


Preparo:
o   Colocar a água, a levedura, o açúcar, o leite em pó e o azeite e programar 1m, temperatura 37º, velocidade 3. Juntar a farinha e o sal e programar 2m, velocidade.
o   Deixar a massa levedar 30m, tapada e em lugar seco.
o   Retirar o ar da massa (mexendo um pouco com as mãos)
o   Untar uma forma grande de pizza e esticar a massa com as mãos, deixar levedar mais 45m, em lugar seco e tapada. “

o   Pré-assar a pizza com o molho e seguida colocar o recheio, preferencial, e levar ao forno por mais uns 10 a 15 minutos.

Como não tenho batedeira, não fiz seguindo o ciclo da receita, tenho máquina de pão. Fiz a mistura da água quente com o fermento para pão, o açúcar, o leite em pó. . Coloquei a massa na máquina e fui aos poucos incorporando a misturae o azeite. Deixei bater bem. E o recheio? Escolha o seu.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Tilápia ao molho de Cogumelo Paris e Alcaparras


Não nego, minha atual rotina posso até assistir novela, espero que isso mude logo, e ontem à noite, a novela das oito deu um espaço especial para a Semana do Peixe. Já tinha lido sobre o assunto no blog da nutricionista Mariana Garuti Pinheiro Drugovich, adorei.


No entanto, não tinha a intenção de fazer peixe por aqui (ainda estamos em Holambra), gosto de comprar o peixe fresquinho no Mercado de Peixe, mas não resisti ao filé de Tilápia, mesmo congelado. A Tilápia descongelou bem rápido, o seu preparo é fácil e o sabor compensa.




Vale à pena ler sobre a campanha da Semana do Peixe e fazer a sua parte. Mas, peixe é uma delícia - isso não há o que se questionar. Até sardinha frita acompanhada com a cerveja no final de semana está valendo.



Tempo de preparo: 30 minutos
Tempo de cozimento: 30 minutos
Rendimento: 02 porções

Tilápia:
500 g de filé de Tilápia
Sal e pimenta-do-reino a gosto
01 limão

Molho:
200 g de cogumelos paris (champignon)
100 g de alcaparras drenadas
01 cebola picada
02 dentes de alho laminado
02 colheres (sopa) de azeite
01 colher de amido de milho
01 xicara (chá) de caldo de peixe
01 colher (sopa) de manteiga sem sal
01 pimenta dedo de moça, salsa e cebolinha a gosto.

Arroz Colorido:
01 xícara (chá) de arroz
01 cebola
01 cenoura
½ xicara (chá) de uvas passa
½ xicara de damasco picado
½ xicara de castanha do para picada
Azeite – quantidade necessária
Pimentões coloridos, salsa e cebolinha e sal a gosto.

Batatas:
03 batatas
01 colher (sopa) de manteiga

Iniciar receita:
Tempere os filés de Tilápia com o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Deixe descansar.
Vamos usar cogumelo de Paris fresco (champignon). E alcaparras de ótima qualidade para não deixar o prato salgado demais. Acompanharemos com um arroz a grega e uma batata na manteiga. Então, prepare os ingredientes, coloque tudo à mão, corte os temperos e separe as porções que irá utilizar. Coloque o arroz e as batatas “no fogo”, separadamente.

Arroz:
Cozinhe o arroz à sua maneira e reserve. Corte a cenoura em cubinhos. Numa panela adicione o azeite, refogue a cebola, o alho e junte todos os ingredientes, menos o arroz, incorpore-os e por final a junte o arroz e o cheiro verde.

Batatas:
Cozinhe as batatas, com um pouco de sal. Cozinhe até ficarem bem macias. Escorra, aqueça a mesma panela coloque a manteiga e deixe por alguns minutos.  

Peixe:
Empane na farinha de trigo e grelhe os filés em azeite até dourar, de cada lado.  Reserve-os.

Molho:
Na mesma panela que grelhou a Tilápia. Acresce o azeite e refogue a cebola e o alho em fogo baixo, junte o champignon e as alcaparras. Misture o amido ao caldo de peixe e junte ao molho, mexendo sem parar.  Retire do fogo e acrescente a salsa picada, e a manteiga, misturando freneticamente, para dar brilho ao molho.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Macarrão Alho e o Óleo com Frango Assado



Quer uma receita bem dia a dia para começar a semana? Aqui está o nosso frango com macarrão alho e óleo, servido com uma salada bem rápida.




Deu-me saudade das quartas feiras na casa da minha avó, sempre tinha frango assado com macarrão. Então aproveitei que cozinhei um frango para fazer duas receitas: com o peito irei fazer uma torta de Frango com Palmito para o final de semana, e com a ossada vou tirar o caldo para fazer uma Sopa de mandioquinha e mandioca. Com as sobrecoxas e coxa, assei e estavam deliciosas no almoço. O tipo da massa você escolhe. Eu optei por um Talharim.

Frango assado:
02 coxas com a sobrecoxa junta
01 dente de alho
Sal a gosto
01 colher de manteiga
500 ml de caldo de galinha
Óleo para unta a assadeira.

Iniciar receita:
Amasse o alho e misture ao sal e tempere o frango, já lavado. Aguarde uns 30 minutos. Aqueça uma panela, refogue o frango no óleo, adicione o caldo da galinha e cozinhe por uns 20 minutos. Pré-aqueça o forno a 180º. Unte a assadeira com óleo e coloque dentro da assadeira o frango e o caldo. Asse por 30 minutos, vire o lado na metade do tempo.  Quando for servi passe a manteiga por todo o frango.

Macarrão Alho e Óleo:
300 g Macarrão
10 dentes de alho
Óleo – quantidade necessária
01 pimenta dedo de moça
Cebolinha e salsa a gosto
Sal – quantidade necessária

Iniciar receita:
Cozinhe o macarrão e numa panela com baste agua. Antes de escorres, separe um pouco da agua do cozimento, escorra e reserve o macarrão.  Fatie o alho e a pimenta. Refogue o alho no óleo ate ficar crocante, em fogo baixo para não queimar, retire o alho, coloque a pimenta e o macarrão, prove o sal, se ficar muito seco, coloque um pouco da agua do cozimento que reservamos e. Acrescente o alho a sala e a cebolinha, ambos picados.  

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pão integral e caseiro


Sempre dei preferência em comer pão integral, apesar do pão francês quentinho com a manteiga derretendo ter todo o seu valor. Mas, no dia a dia não dá! Precisa pensar sempre na boa alimentação, ainda mais que o Zé cresce rápido e precisa apreciar bons hábitos.

Conheci o pão integral caseiro na casa Oma do Zé.





O pão sai da máquina quentinho e crocante e, no dia seguinte continua gostoso, macio e muito saudável, uma combinação perfeita. Mas, no inicio não era tão fácil tê-lo à mesa: O primeiro obstáculo: ela fazia o pão numa maquina. Na época comentei com minhas amigas de trabalho, e a Andrea me falou que já estava interessada, há algum tempo, em comprar uma máquina dessas. Fiquei otimista com a possibilidade e esperei para saber o resultado.

A máquina foi um sucesso. Então, comprei a minha.

Fui buscar na internet a marca da mistura para o pão integral. Achei em uma cidade no Paraná. Em Macaé / Rio das Ostras (cidades por onde moramos) não vendia. Fiz contato com o Moinho Horizonte pelo e-mail. Deram-me resposta imediata. O atendimento foi excelente. Fiz a cotação e na mesma receptividade me enviaram pelo correio 20 kg de farinha, o preço ficou em conta. Nesse momento outras amigas, até a dinda do Zé, já tinham aderido a maquina de pão – UMA FEBRE - e quando a farinha integral – MARAVILHOSA - chegou, foi uma alegria para todas.
Em Salvador não tinha. Como a mudança de Estado, mais uma vez, deixou de ser viável receber pelo correio.

Já em Holambra, algumas pessoas consumiram e foram tantos os elogios que o representante passou a vender em um supermercado da cidade. Mas como chegou à casa da Oma? Seu Jorge trazia na sua bagagem em suas viagens de trabalho.
Valeu a pena trazer 5 kg na bagarem de volta do carnaval, que alias, acabaram bem rápidos... No Arraiá do Zé a Oma trouxe na bagagem mais uns quilinhos, ai saiu pão fresquinho para o Zé tomar café da manhã até a nossa mudança.

Como o nosso atual destino – Santos, Certamente não terei mais problemas com a farinha do pão e sim, voltarei a importar azeite de dendê, camarão seco, carne de fumeiro, carne do sol  e outras delícias da Bahia/Salvador, direto da ceazinha do Rio Vermelho, que já me falaram que passará por uma grande reforma e vai ficar bem mais atrativa, se é que é possível. Por enquanto, fica a saudade.

Morar em Salvador, novamente, se tornou um período engrandecedor. Conheci pessoas na UFBA que com certeza marcaram a minha jornada. E, paralelamente, a minha escolinha, tinha a escolinha do Zé, enriqueceu o nosso menininho com brincadeiras, conhecimento, ajundou com a alimentação e, acreditem,  deste tamanho, grandes amizades: Como era gostoso, vê-lo chegar à escolinha e ser recebido e ou receber o Max ou o Davi com um grande abraço e, na mesma medida eu conheci a mãe do Davi que nos apresentou o Museu da criança 

Nosso menininho continua crescendo... Recomendamos a Recanto de Viver por todas as coisas boas que a escolinha têm para oferecer.

Estive perto da minha família, não tanto quanto se espera, mas foi muito bom. Sentirei saudades das nossas reuniões todos os meses para comemorar os tantos mesários do Zé. Falar no telefone por horas com minhas irmãs e não me preocupar com a conta do telefone, isso é muito bom.

Aprendi a fazer o pastel doce de tia Mary, depois de varias tentativas frustradas.

Agora com vocês o famoso pão integral caseiro direto da casa da Oma do Zé. Isso porque, não há receita para eu postar aqui, e sim uma a foto. A máquina faz tudo, é só colocar os ingredientes temporizar e, ela mistura, bate, descansa e assa a massa. Tanto a maquina com a farinha Horizonte dão opções de receitas. Perfeito, não?!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Strogonoff de Carne com Cogumelo de Paris


“Eles são pequenas esculturas da natureza. Formas, tamanhos e tons variados. Um pouco animais, um pouco vegetais. São fungos, um reino à parte, só deles. São os cogumelos comestíveis, ainda pouco conhecidos entre nós. Além de saborosos, são muito nutritivos e resultam sempre em pratos especiais.”



E nas compras com o Zé e a sua Oma, não resisti aos congumelos, entre os ingredientes para fazer o Filet au Poivre. Trouxe uma bandeja dessas miniaturinhas perfeitas, que é o champignon, que é o redondinho que todo mundo já conhece. É o champignon de Paris. Hoje estava bem fresquinho, convidativo. A receita do Filet au Poivre eu passo depois, junto com o seu acompanhamento de Batata Rosti que ficou magnifico.




Ingredientes:
300g de cogumelo de Paris (Champignon)
300g de Filet mignon
50 ml de conhaque
01 cebola picada
01 colher de sopa de amido de milho
01 colher de mostarda escura
01 colher de molho inglês
02 dentes de alho picado
02 tomates maduros e sem pele
¼ de pimentão picado
01 amarrado de cheiro verde
01 xicara de agua
100 ml de creme de leite
01 colher de chá de açúcar
Azeite – quantidade necessária
Sal e pimenta do reino a gosto.


Iniciar receita:
Deixe todos os ingredientes à mão antes de iniciar receita: Fatie a carne, lave os cogumelos e pique todos os temperos, use um barbante para amarrar o cheiro verde que for utilizar, isso é de sua preferencia, um pouquinho de tomilho, salsa, alecrim...

Utilize uma panela de fundo grosso, que melhor espalhe o calor. Aqueça bem antes do colocar o azeite. Coloque o azeite e a carne, não é para fritar e sim selar a carne. Isso é rápido, em seguida; coloque o conhaque e flambe a carne.  Retire a carne da panela e reserve-a.

Na mesma panela, coloque azeite, refogue as cebolas, junte o amido, o molho inglês, a mostarda, e o restante dos temperos. Nessa ordem. Refogue e adicione aos poucos a agua até encorpar todos os ingredientes. Espere reduzir a agua. Incluindo o cogumelo paris, cozinhe por uns 3 minutos. Coloque o filet mignon e sal e a pimenta a gosto, retire o amarrado de cheiro verde. Acrescente o creme de leite, o açúcar e desligue o fogo.
Acompanha arroz branco e salada de sua preferência, a nossa salada de hoje: brócolis, cenoura e batata que passei na manteiga até doura-los.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bolo de Banana


Fazendo essa receita, muitas lembranças me visitaram. A casa fica com um cheiro tão agradável, tão doce. E, como era bom tomar café da manhã com as meninas do reparo, que saudade do café fresquinho da Andréa, e não importava se era o café do dia a dia, ou um café bem caprichado com a participação de todo o setor, simplesmente, eram momentos destinados a por o papo em dia, falar dos problemas, ou a nostalgia. Era uma delicia.  



E a nossa receita de hoje vem dessas antigas lembranças.

A receita do Bolo de Banana é da mãe do boquinha (Anderson), que enchia de alegria o ambiente de trabalho com seu gosto musical nada convencional que normalmente era determinado pelo seu humor. Aproveitamos a minha gravidez para implorar a receita do bolo de banana para a sua mãe. Tanto insistimos que, enfim, ganhamos a receita. Faça para aquele lanche gostoso da tarde, ou um café da manhã comemorativo com a família.

Ingredientes:
04 ovos
100 gr de margarina para culinária
01 copo de 200 ml de açúcar
03 copos de trigo
02 colheres de sopa de fermento
01 copo de leite
05 banana nanicas - cortada em rodelas
01 colher (chá) de sal
Canela em pó – quantidade necessária
 

Iniciar receita:
Fiz o bolo em menos de 15 minutos. E a banana eu gostoso da manina ou banana d’água, bem maduras.


Misture os ovos a margarina e o açúcar até formar uma massa homogênea, coloque o trigo e vai adicionando o leite bata bastante e em em seguida coloque o fermento, delicadamente.




Corte as bananas em rodelas finas.


No tabuleiro de tamanho médio, já untado, coloque uma camada de massa, por cima a camada de banana e polvilhe açúcar e canela e finalize com outra camada de massa. Asse em forno pré-aquecido a 180º por mais ou menos 40 minutos.

domingo, 11 de setembro de 2011

Bolo de Laranja


E continuando receitas com laranja, fizemos um bolo para o lanche da tarde. Simples, rápido. Cai muito bem numa tarde nublada e fria de final de inverso.



Ingredientes:
02 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro
03 colheres de sopa de manteiga
04 ovos
02 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de amido de milho
02 xícaras de suco de laranja
01 colher (sopa) raspa da casaca da laranja
01 colher (sopa) de fermento em pó

Iniciar receita:
Sugestão: Ligue o forno em 180°C para ir aquecendo.

Prepare a fôrma:
Unte uma assadeira redonda com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a fôrma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira, corte um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare as claras:
Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

Dica: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras, coloque uma pitada de sal para crescer mais rápido.

Prepare a massa:
Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente as gemas uma a uma sempre batendo. Junte a raspa de laranja e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois junte o suco de laranja até que fique bem homogêneo. Em seguida junte o fermento em movimentos bem delicados. Por último, junte cuidadosamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Dica: Peneire as gemas e todos os ingredientes secos. O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando o bolo bem mais escuro.

Asse o bolo:
Ponha para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo.

Dica: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa, deixe assar por mais alguns minutos.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bisteca com Molho de Laranja



Receita gostosa e leve para continuar o nosso cardápio. Eu adoro carne de porco e o pai do Zé, ainda mais. Já fiz aqui a nossa receita de Pernil ao forno com salada quente. Qualquer dia eu repito a receita e faço o meu sanduiche de pernil com molho de mostarda e mel.

Vamos a nossa receita de hoje:






Ingredientes:
Para a marinada:
02 Bistecas
01 dente de alho
02 colheres (sopa) de óleo
02 colheres (sopa) de azeite
01 pimenta dedo de moça
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho:
03 dentes de alho laminado
01 cebola roxa fatiada
03 laranjas descascadas e fatiadas em rodelas
02 colher (chá) de açúcar
01 colher (chá) de amido de milho
03 colheres de molho de soja
01 xícara de suco de laranja
Pimentões coloridos e pimenta verde a gosto

Acompanhamentos – Salada
½ Repolho roxo
01 Pepino japonês
01 maça verde
02 laranjas
Azeite e sal a gosto

Vamos preparar a nossa refeição:
Limpe a bisteca, lave em agua corrente e reserve.

Marinada:
Utilize um saco plástico para fazer a marida, é bem mais fácil. Amasse alho, fatie a pimenta, sem as sementes e misture todos os ingredientes. Faça isso pelo menos 01 hora antes.




A bisteca:
Utilize uma frigideira, aqueça bem e coloque as bistecas, espere uns 03 minutos e mude de lado. Depois de pronta reserve-as.





O molho:
Use a mesma frigideira para fazer o molho. Refogue a cebola e o alho. Junte o amido de milho, o suco da laranja e o açúcar e aguarde reduzir. Coloque os pimentões e as laranjas, sal e pimenta verde a gosto.  



Salada:
Lave todos os ingredientes, fatie o rebolo, o pepino e a maça e monte a salada com as fatias da laranja. Tempere com sal e azeite a gosto, sirva com a bisteca e o molho de laranja.

Tempo de preparo: 20 minutos
Tempo de cozimento: 15 minutos
Rendimento: 02 porções