sexta-feira, 27 de abril de 2012

Risoto de Brócolis




Depois de longas datas longe do blog, volto aqui. Mas, isso não quer dizer que pela minha cozinha não tenha passado coisinhas deliciosas, queria poder dividir tudo aqui no blog, mas os dias estão corridos. Esse mês fizemos aniversário do Pai do Zé e a torta trufada foi atualizada, com uma foto linda direto dos Parabéns para você.

Quanto ao dia a dia, tenho ido à feira, todos os sábados, retorno com um carrinho de compras cheio de coisas gostosas e saudáveis. O Zé tem aprendido a comer de tudo, gosta de dividir o nosso cardápio sem cerimonia. Um exemplo disso foi no risoto de brócolis que fiz ontem. Coloquei cebola, arroz Carnaroli, abobrinha, cenoura, brócolis, queijo parmesão, caldo de legumes caseiro, pistilos de açafrão, finalizei com manteiga. Ficou um delicia, mas o que não citei, ainda, é que coloquei uma pimenta dedo de moça picadinha, daquelas que não arde, mas dessa vez ardeu. Quando dei a primeira garfada, o Zé já estava na quarta, e adorou, comeu muito, e não reclamou, tomou suco de melancia, e disputou com o papai a ultima garfada do prato. É muito bom ver o meu menininho diversificando o seu paladar. E ele às vezes me surpreende, imagina gostar de queijo gorgonzola? Só o Zé!



Segue a receita do Apimentado Risoto de Brócolis, do Zé.


Risoto:
03 colheres de azeite
01 cebola
250 g de arroz Carnaroli
01 cenoura
01 abobrinha
01 pimenta dedo de moça
01 l de caldo de legumes
100 g de queijo parmesão ralado
01 colher de manteiga
Sal, pimenta do reino e açafrão a gosto.

Para o caldo:
01 cebola
01 cenoura
½ Alho poró
½ Pimentão
05 dentes de alho
02 litros de agua
Ervas – tomilho, loro, alecrim...
Sal e pimenta do reino – quantidade necessária


Refogue a cebola no azeite, junte todos os ingredientes cortados grossamente e cozinhe por 30 minutos ou até reduzir a agua pela metade.

Vou contar aqui como deixo o brócolis pronto: Depois que o caldo está pronto, é necessário coar e mantê-lo na panela, já que para o risoto, o caldo precisa estar bem quente, aproveito esse momento e a cozinho rapidamente, máximo de dois minutos, as arvorezinhas do brócolis no caldo, assim dou mais sabor ao caldo e ganho tempo. Depois é só reserva-lo.
 

Risoto:

Aqueça uma panela, coloque o azeite, refogue a cebola, a cenoura cortada em cubinhos bem pequenos, inclua o arroz, refogue o arroz por uns 5 minutos, sempre mexendo, depois desse tempo coloque o vinho, deixe absorver todo o vinho, mexer sempre. Adicione a abobrinha e parte do caldo de legumes bem quente, sempre mexendo. Coloque o caldo aos poucos. Quando o arroz estiver al dente, distribua o queijo, e mexa até o arroz ficar macio. Nesse momento coloque o brócolis e finalize com a manteiga, mexa bem e está pronto.

Torta Trufada - VivaGula

Não há como fazer igual, porém, para matar a saudade da deliciosa torta do vivagula, tentei uma receita aqui em casa, e espero ter chega perto dela. Uma foto linda direto dos Parabéns para você papai do Zé.






Servida com café com leite, hum...

Ingredientes:

Trufa:
500 g de chocolate meio amargo
500 g de chocolate ao leite
100 g de manteiga
01 xicara de chá de chocolate em pó
25 ml de conhaque
200 ml de creme de leite fresco

Caso coloque açúcar, use o impalpável.


Bolo:
01 xícara de açúcar de confeiteiro
02 colheres de sopa de manteiga
02 ovos
01 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de amido de milho
05 colheres de chocolate em pó
01 colher (sopa) essência de baunilha
01 colher (café) de bicarbonato
01 colher (sobremesa) de fermento em pó
½ xicara (chá) de leite de coco
 
 
Iniciar receita:
Sugestão: Ligue o forno em 180°C para ir aquecendo.
 
 
Prepare a fôrma:
Use uma forma redonda, um pouco maior do que a que será usada para a montagem da torta. De preferencia a forma da torta com fundo falso.
Unte uma assadeira redonda com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a fôrma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira, corte um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.
 
 
 
Prepare as claras:
Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.
 
 
 
Prepare a massa:
Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente as gemas uma a uma sempre batendo. Junte a essência de baunilha e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo, o amido e o chocolate. Bata até ficar bem misturado, depois junte o leite de coco até que fique bem homogêneo. Em seguida junte o fermento e o bicarbonato em movimentos bem delicados. Por último, junte cuidadosamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Dica: Peneire as gemas e todos os ingredientes secos. O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando o bolo bem mais escuro.

Asse o bolo:
Ponha para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo.

Prepare o bolo que será usado na torta:
O bolo feito no mesmo dia não ajuda na hora de corta, esfarela e dificulta o corte, faça no dia anterior.
Corte todo o fundo e as laterais moldando com a forma que será usada para montar a torta. Retire a parte de cima e tenha um bolo uniforme de uns 03 cm, no máximo de altura, ou um pouco menos, fica melhor. Reserve para usar com o restante da receita.


Trufa:
Deixe os ingredientes separados: chocolate picado, o conhaque, o chocolate em pó, creme de leite e a manteiga em temperatura ambiente, ou pré-aquecidos.


Prepare uma panela para o banho-maria, coloque o chocolate numa tigela e derreta, ou leve ao micro-ondas como recomenda a embalagem do chocolate. Misture o chocolate derretido com o creme de leite até obter uma textura lisa. Retire do banho-maria e vamos aos outros ingredientes: junte o chocolate em pó, o conhaque e a manteiga em temperatura ambiente. Mexer bem para ficar com uma textura bem lisinha. Retire ¼ da receita e reserve para enrolar trufas para decorar.  Coloque na forma com fundo falso, sobre o bolo que fizemos. Deixar na geladeira. No dia seguinte ou 8 horas depois, desenforme e decore com trufas modeladas.

Decore as trufas e chocolate em pó. Sirva gelada.