quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Oliebollen - Bolinho de Ano novo!

Foi mais um ano!




A vida está boa, seguindo...

A cidade de Santos tem nos recebido muito bem e, para nós, cada passeio pela cidade é uma descoberta. A orla, por exemplo, eu respiro fundo, aprecio a vista, e mais uma vez agradeço por todas as coisas boas que temos aos olhos e no cotidiano.
Esse ano foi, e ainda é um ano feliz, cheio de coisinhas do Zé, cheio de receitas na cozinha, de momentos vividos com a família.

Mas o que esperar do próximo, e do próximo e mais um próximo...?
Acho que ainda não caiu a ficha que esse ano esta terminando... Que o Zé agora é um menininho e não mais o meu bebezinho, e que já prefere comer sozinho, mesmo que adore a comida da mamãe.

Só lembrei agora que semana que vem começa a contagem toda novamente, 1º, 2º, 3º dia..., e para tal um novo projeto, uma nova oportunidade...

Um bom ano!

Nasceu o Tempero para Tudo, quase um filho, no entanto, esse eu me dedico pouco, só nas horas espremidas, entre escovar os dentes antes de dormir e as sonequinhas do Zé, isso porque, o Zé já tem ciúmes, já não consegue me ver com o computador no colo, vem de mansinho e se joga no lugar dele. Faz bico, birra e acaba conseguindo quando me olha com aqueles olhinhos pidões. Alias, adora pedir, abre a boca e fala: a-a-a, apontando para o centro da boca aberta e consegue, não resistimos a tanto charme e na casa da oma o deleite era o pão caseiro com manteiga e a nossa companhia.



Foi lá na casa da Oma que surgiu o convite para esticar mais um dia as nossas férias rápidas por lá. A Sabrina e o Alex nos convidaram para uma tarde de bolinho de ano novo, ou bolinho de óleo ou para o mais íntimos oliebollen.
Foi uma festa, e para o Zé a casa deles já é festa, mesmo se não tivesse tanta comida gostosa. Ele brinca com qualquer detalhe, com o cachorrinho, com o brinquedo inusitado, ou só pelo prazer de estar com o pé na grama, olhar pelo portão os carros de uma cidadezinha passando...


A receita de bolinho de óleo é uma velha conhecida para nós, só acrescida de mais alguns ingredientes.








É Aquele mesmo, preso nas nossas lembranças de infância, no carinho da vovó. Na saudade de alguém que te chamava de minha querida e te transportava para um mundo de afago e ternura. Do leite quente antes dormir... Das lembranças que guardo, como um vidrinho do melhor perfume feito pelo tempo.


E à tarde de terça, a última do ano, foi completamente especial. E a Sabrina nos deu a receita, para que junto com a sua família se permita a uma ultima confraternização do ano, e quem sabe a primeira de muitas lembranças.






Prepare a massa, reúna a família e frite o bolinho entre um conversa e outra, faça a sua retrospectiva, lembre-se de pessoas queridas que não esteja mais por aqui, abrace a que está do seu lado e deixa-a saber, o quanto é importante. Renove-se para um novo ano, uma nova oportunidade, um novo alvorecer.


Feliz 2012,

O Zé recomenda se sujar, colocar os pés no chão, tomar muita agua, usar protetor  solar  e curtir dias de sol e praia...

Ser feliz!
Comer bem!
Dormi muito!

Afinal, até para ele a velhice chegará, mais o que importa é viver...

Deliciosamente...


  
Vamos para a receita que a nossa amiga Sabrina Groot nos deu!


Oliebollen (bolo de óleo, bolo de ano novo)



Meu modelo de mão: Rob!

  
Ingredientes da massa:
01 kg de farinha de trigo
950 ml de leite
02 ovos
03 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sobremesa) de sal
01 colher (sopa) de manteiga
10g de fermento biológico
02 litros de óleo para fritar

Recheio:
Raspa de casca de limão e laranja
01 xicara de uvas passas sem sementes
01 xicara de maça azeda com caldo de limão, açúcar e canela
½ xicara de rum
Açúcar e canelar para passar o bolinho depois de frito.

Modo de Preparo:
1.      Deixe as passas de molho no rum por 30 minutos;
2.      1ª massa: junte o fermento biológico com o açúcar, 02 colheres bem cheias de farina de trigo e 01 copo de leite morno. Faça um mingau e deixe crescer por 15 minutos.


3.      2ª massa: junte à primeira massa, raspas de limão e laranja com os ovos batidos levemente, a manteiga, o sal, o restante do leite e farinha de trigo. Misture bem e deixe crescer por mais 30 minutos (coberto, até dobrar de tamanho


4.      Misture todo o recheio em uma tigela e depois o acrescente a massa com a ajuda dos dedos.
5.      Faça poções com duas  colheres de sopa e frite em óleo bem quente, em fogo médio, para não ficar cru por dentro.
6.      Sirva o Olibollen polvilhado com o açúcar e canela.

Fica uma delícia com um café com leite quentinho.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Vamos às receitas das festas do fim de mais um ano!


Apesar de tanta comida, bebidas e presentes, é preciso não deixar escapar o momento.  
Na ceia de Natal se dividi o alimento com a família, tem a troca presentes e o brinde pelas novas e velhas esperanças. A a alegria em um ambiente harmonioso e convidativo, refeito pelas boas novas de um outro/novo começo em 2012.


A minha irmãzinha mais nova, joka, quer receitas para elaborar a ceia de Natal, e sugeriu que eu postasse as receitas, o passo a posso e depois colocasse as fotos, isso porque sempre faço a receita, tiro a foto e depois posto o resultado.
Mas é Natal! Até o José já está contaminado com esse período. Fica paralisado em um riso cada vez que escuta musica natalina ou um simples enfeite de Natal.
Esse ano eu não decorei a casa para o Natal, já que vamos para a casa da Oma. Ano que vem, com o meu baixinho participando quero deixar a casa repleta de detalhes natalino.
E ontem, tive o prazer de ver a decoração de Natal de Santos, e está tudo muito bonito, arvores de Natal com muito brilho para iluminar essa data tão esperada.

Tenho algumas sugestões de ceia:


Boas Festas!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Chester recheado com Tender e cuscuz marroquino

Fiz essa receita no Natal passado e ficou muito suculenta. Joka me pediu para postar aqui no blog para ela acompanhar e fazer na sua ceia.



O pai do Zé adora Tender, mais de alguma maneira eu acho monótono servir-lo sozinho, o guardei dentro do chester. Depois de assado não ficou com aquela capa ressecada. No entanto, é necessário desossar o chester para facilitar o corte na hora de servir. E a apresentação do prato fica linda.
A dica: Compre um franguinho, sem compromisso para testar as suas habilidades. Use uma faca bem afiada.

Ingredientes:
Chester desossado
01 Tender
02 colheres de sopa de grãos de pimentas: verde, rosa, do reino e branca.
50 ml de azeite
02 limões
01 litro de suco de maça
Sal, Tomilho e alecrim à gosto.

Iniciar Receita:

Desossar:
Coloque o frango deitado com o peito virado para baixo.
Faça um corte superficial começando pescoço, seguir reto até o final, não corta o osso.
Com uma faca final e afiada, retire a pele com a carne da ossada;
Faça isso de um lado e repita no outro.
Cuidado para não perfurar a pele.
Contorne toda a ossada até o peito, e cuidado para que a carne se mantenha com a pele.
Por conta da apresentação do prato, não é necessário desossar as coxas e a asa.
Caso seja muito trabalho, pode comprar já desossado.
                                                                                                                      
Marinada:
Moer as pimentas, junte o alho fatiado, o suco dos limões, o suco de maça, o azeite, sal e as ervas, coloque tudo em um saco plástico grande, coloque o Chester dentro e leve a geladeira por no mínimo 24 horas, virando o lado a cada 08 horas.

Costure:
Depois de marinado, Costure o Chester. Com uma linha grossa, existe própria para cozinha e agulha, costure até a metade. C loque o Tender e feche completamente o Chester. Prenda as asas e as coxas com palitos de bambu para churrasco, e para dar um  acabamento melhor, faça luvinhas e sapatinhos de papel alumínio para não queimar essa parte na hora do cozimento, já que as extremidades assam com mais facilidade.

Pré- aqueça o forno a 180º.

Coloque o Chester com o peito para cima, forro um papel manteiga sobre o peito, e seguida cubra toda a assadeira com papel alumínio, leve ao forno por 03 horas seguidas, ou tempo necessário, já que varia o tamanho. Na ultima hora final, retire o papel alumínio, coloque 02 colheres de manteiga, e vez outra regue com o calmo da assadeira.

Agora é só fazer o Cuscuz e servir!


 
Cuscuz marroquino

Ingredientes:
01 xicara (chá) de cuscuz marroquino
01 xicara (chá) de água
03 colheres (sopa) azeite de oliva
02 colheres (sopa) de salsinha picada
02 colheres (sopa) de cebolinha picada
01 colher (sopa) de manteiga
100 g de amêndoas laminadas e torradas
01 cebola roxa picada
½ xicara (chá) de uvas-passas
02 dentes de alho laminados
sal e pimenta-do-reino a gosto

Iniciar receita:
Leve uma chaleira com a água ao fogo alto para ferver.
Coloque o cuscuz marroquino em uma tigela refratária e adicione água fervente. Tampe com um prato e deixe hidratar por 05 minutos.
Acrescente 01 colher (sopa) de azeite de oliva, a manteiga e sal a gosto ao cuscuz. Misture bem e reserve.
Descasque a cebola e corte na metade. Corte as metades em fatias bem finas formando meias-luas. Corte os dentes de alho em fatias finas.
Em uma frigideira grande, coloque o restante do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Refogue a cebola, primeiro e depois junte o alho, as uvas-passas, o cuscuz. Agregue todos os ingredientes. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Na hora de servir, por último, coloque as amêndoas, para mantê-las crocantes.
Finalize com a salsinha e cebolinha picada.

Salmão Marinado / Maturado

Vi a Nigella fazer o Salmão Maturado, como ela chama, eu um dos programas dedicados ao Natal. Busquei e encontrei  outras como Salmão marinado.



A receita me fascinou pela sua praticidade ao servir, e apesar de se ter muito cuidados ao fazê-la não se mostrou complicada.
Eu incrementei o Salmão com um Pesto e torradas.
Então vamos aos ingredientes:

Pesto:
01 xícara de chá de salsa (só as folhas)
02 dentes de alho
½ xícara de chá de azeite extravirgem
30 g de sopa de pinholes
02 colheres (sopa) de queijo pecorino
02 colheres (sopa) de queijo parmesão

Salmão Marinado ou Maturado:
Para um quilo de Salmão limpo:
60g sal
40g açúcar
20 g pimenta do reino moída
Laranjas e Limão siciliano em rodelas
O1 pacote de Endro desidratado


 
Iniciar receita:

Percebi que o ideal é do meio do peixe, marque a parte central, conte 10 cm de cada lado e corte a peça. Com a retirada do espinhaço do Salmão será dividido em duas partes iguais;

Retire as espinhas, uma pinça culinária ajuda muito;



Retire as sobras de pele, deixando o Salmão com um bom corte. Afinal, ele também precisa se arrumar para a festa;
Misture o endro, açúcar,  pimenta do reino e o sal, reserve;

Corte o limão e a laranja em rodelas de mais ou menos 0,07 mm;


Utilize um recipiente com tampa em que o Salmão ocupe todo o espaço sem sobras. Use vai ajudar, quando ele começar a liberar líquidos;






Disponha 01 parte do Salmão, coloque metade das nossas especiarias e forre sobre o Salmão temperado rodelas de laranja, seguido de limão. Coloque a outra parte do Salmão, e siga com a laranja, o limão e as especiarias.  




 

Montagem: salmão, a misturas, a laranja o limão e a mistura, e mais o outro salmão  com a mistura.
A parte da pele, do primeiro ficará para baixo e do segundo para cima, a parte sem pele ficará uma vidada para a outra.



Fechar o recipiente e leve a geladeira por 72 horas.
Durante o tempo na geladeira, a cada 12 horas, a parte de cima vai para baixo. 
Depois das 72 horas, retire o Salmão, lave em água corrente, e corte em fatias bem fininhas, vale untá-lo com azeite ante do corte.


 
Faça o pesto para servir junto com as torradinhas.



Adicionar legenda
 Pesto:
Limpe a salsa e o alho, Junte o pinholes, em um processador, bata até obter uma massa, a moda antiga era tudo pilado. Coloque numa tigela, junte os queijos e o azeite e misture bem, sirva gelado.


As torradas: compre pequenas torradas prontas ou faça você em casa, cortando o pão em rodelas, e leve ao forno para dar o ponto. Eu usei aquela receita de pão caseiro, na máquina de pão da Oma do Zé.

Pernil com Salada Quente




Pernil:
01 pernil de aproximadamente 3 a 4 kg
02 colheres de sopa de grãos de pimentas: verde, rosa, do reino e branca.
50 ml de azeite
Sal, Tomilho e alecrim à gosto.
02 colheres de manteiga
01 limão siciliano
02 cebolas grandes
02 cabeças de alho
04 beterrabas
01 kg de mini batatas


Salada quente:
01 brócolis cozido no vapor
As batatas do assado
As beterrabas do assado
01 lata de creme de leite sem soro
01 colher de mostarda Dijon
01 colher de mel
01 colher de vinagre balsâmico

Iniciar receita:
Tempero o pernil um dia antes. Em um pilão moa os grãos das pimentas com o sal, junte o suco do limão, o azeite, sal, tomilho e alegrim.  Coloque o pernil dentro de um saco plástico, aqueles sacos que colocamos legumes no supermercado, e espalhe o tempero, feche o saco, coloque num refratário e deixe na geladeira de um dia para o outro, de vez em quando lebre d evirar os lados.

No dia seguinte:
Corte as cebolas em rodelas. Utilize uma assadeira grande, untada com um fio de azeite.  Forre a assadeira com as rodelas de cebola. Retire plástico o pernil, coloque o Pernil por cima, descarte o tempero que sobrou. Disponha em volta, as cabeças de alho inteiras, as batatinhas com casca e a beterraba já descascada e cortada em 04 partes. Lacre a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 150 graus.  O tempo para ficar pronto varia de 3 a 4 horas a depender do tamanho. Depois de 2 horas retire o papel alumínio. Pincele a manteiga no pernil e devolva ao forno para finalizar por mais uma hora. 

Cozinhe o brócolis no vapor. Corte as penas “arvores” e reserve.
Reserve em um recipiente: as batatas e os pedaços de beterraba. Coloque o Pernil no refratário que será servido.

Faça a salada quente:
A essa altura, depois de três horas, as cabeças de alho estão bem cozida, o alho tomou um sabor adocicado, bem diferente do que estamos acostumados. Vamos separar cada dente de alho e depois passar na peneira para utilizar a sua polpa no nosso molho. Ainda com o forno ligado: na assadeira ficou o caldo do pernil, nele contem toda a essência desse nosso prato, não podemos simplesmente ignora-lo. Misture ao caldo a mostarda Dijon, o mel e o vinagre balsâmico, leve ao forno por mais 10 minutos para reduzir, acompanhando o cozimento, para não queimar. Retire do forno, Coe o concentrado, junte a poupa de alho e o creme de leite sem o soro. Misture aos legumes assados.

Tiramisú



“Erga-me!”



 É um dos significados de Tiramisú, e um dos doces mais populares da gastronomia italiana.


Ingredientes:

20 biscoitos champanhe
02 colheres (sopa) de amaretto
01 xícara (chá) de café forte
350 g de mascarpone
03 ovos
60 g de açúcar

Finalizar:
Chocolate em pó

Iniciar receita:


Quebre os ovos, separando as gemas das claras. Peneire as gemas e junte ao açúcar e bata na batedeira até obter uma mistura clara e leve. Incorpore o mascarpone. Bata as claras em neve bem firme e mexa delicadamente até ficar homogêneo. Leve à geladeira e reserve.



Misture numa tigela grande o café e o amaretto e umedeça, rapidamente, os biscoitos.



Monte o Tiramisú:


Forre o fundo das taças com o creme mascarpone e seguido dos biscoitos, seguida de mais uma camada do mascarpone e finalize com chocolate em pó.