segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Mousse de Chocolate com geleia de Pimenta






Outro dia foi o meu aniversário. E outro dia acabei de chegar de Salvador. Por isso, mesclei receitas deliciosas para comemorar esta data, tão minha e tão nossa aqui em casa, e ao mesmo tempo celebrar a cidade de todos os Santos, que tem em seus temperos principais tantas Pimentas. Recebi alguns amigos para uma feijoada e de sobremesa Mousse De Chocolate com Geleia de Pimenta.

Eu morei durante muito tempo em Salvador. E nos últimos dias que passei por lá tive a oportunidade de visitar os lugares que adornam as minhas lembranças, e lógico que levei o Zé junto comigo. Lhe mostrei tudinho, e fizemos até roteiro de turista.

Fizemos compras na ceasinha do Rio Vermelho, que já já vai ganhar um espaço bem grande e caprichado, no entanto, lamentei um ano depois as obras não terem terminado. Mas, consegui achar os antigos lugares, comprei a carne seca, carne de funeiro e a carne do sol lá no Moreira, e no meu amigo do quiosque Boa Esperança comprei todos os suprimentos para mais algum tempo de saudade. Não faltou nada, nem a cocadinha, tão famosa, nem farinha de mandioca, nem o azeite de dendê moído no pilão, aquele especial para as moquecas por aqui. E também não faltou a gentiliza, o cuidado especial, e o carinho do meu velho amigo. Tudo na mala para a cidade de Santos.

Em outro momento, apresentei o mercado modelo para o Zé, logo na entrada se agarrou a uma pau de chuva e não soltou mais, já está no seu quarto e volta e meia solta a sua melodia. Ficou apaixonado por cada instrumento que lá vendia, e não parava de tagarelar que a sua professora de música iria gostar, deste, daquele, que ela tinha esse e que queria levar todos. Almoçamos no restante do terraço com a sua bela vista. O som da capoeira, brindava com o forte São Marcelo, e de lado a gurizada se jogava na água, pulos e mais pulos – que delicia naquele quente e escaldante dia. O Zé queria sua sunga para se juntar. Prometi que iriamos tomar sorvete. Pegamos um ônibus ali no Comércio e descemos na Sorveteria da Ribeira.

O sorvete foi o mesmo sabor que eu saboreava alguns anos atrás, tão fiel ao paladar. Ali sentada no banco, olhava a balsa que vai para o outro lado da baia, ficamos olhando os barquinhos, e tinha até um grupo de teatro que recitava algo. A Bahia é uma verdadeiro Caldeirão de Culturas, de sabores, e eu me deliciava com o meu sorvete de goiaba e nata, meu preferido.

O zé ainda preguiçoso do soninho no ônibus, aos poucos acordava, e eu o convidei a andar pela olhar da Ribeira. Houve algumas mudanças, desde a nossa última viagem, e ali está bem bonito, ainda falta algumas coisas, a obra ainda continua, mas a cidade é Linda em todos os pontos.

Andamos devagar sem pressa, olhando a vista, parando nas sombras e até para o Zé jogar pedrinhas no mar que encontrava pelo caminho. E soltava as suas frases – o mar brilha com o sol, não é mamãe? -  Já no final da nossa andança, chegamos a um ponto bem conhecido. Ali eu morei com minha irmã Joka, e como a saudade bateu. A ondas ainda se jogam como um cobertor que lambe a praia. Aquele som que acalenta e nos faz olhar o horizonte banhando o rosto com o sol. A praia é lépida pelo barulho de longe de algumas crianças que ao fundo brinca de pega-pega, e este é o único som e interrompe o jogar das ondas.

O zé não resiste e logo começa a sua negociação. “Quero tomar um pouquinho de banho de mar com roupa”. Então, tiro a sua roupa, deixei ele de cueca, e livre para correr pela areia, e a todo momento se agacha para pegar as conchinhas que ali tem ricamente. No final sentamos, nos deliciamos com um picolé e damos o nosso até logo.




Ingredientes:
01 sache de gelatina incolor
50 ml de agua
300 g de chocolate meio amargo derretido
10ml de creme de leite sem o soro
05 claras em neve
100 g de chocolate meio amargo picado (para finalizar)

Geleia de Pimenta:
500g de pimenta dedo de moça sem as semestres
200ml de agua
100g de açúcar refinado

Vamos preparar a receita:

1º Passo: Vamos começar pela geleia, a parte mais lenta, e para os que não aceitam muito bem pimenta, pode ser opcional, no entanto, o sabor da pimenta junto ao chocolate realça e faz um belo contraste.

2º Passo: Limpe e pique as pimentas, recomendo usar uma luva, o normal é que as pimentas dedo de moça não tenha tanta ardência, mas já peguei várias exceções, por conta, é melhor tomar precaução.

3º Passo: Use uma panela grande, e  dissolva o açúcar na agua, e junte as pimentas. Cozinhe em fogo baixo por uma hora, mais ou menos. A quantidade da agua pode ser insuficiente, por isso fique de olho e adicione uma quantidade pequena, caso for necessário. Depois de pronta é só peneirar. Poderá ser armazenar na geladeira, e dá para usar em várias outras receitas, eu adoro usar com carne suína.

4º Passo: Agora que a geleia está pronta, vamos ao senhor Mousse. Essa é uma receita rotineira aqui em casa. Tenho dois chocólatras, não sou muito fã de chocolate, mas não resisto a esta receita.


5º Passo: Para começar, é bom ter à mão todos os ingredientes e utensílios que irá usar. Separe as gemas das claras, e guarde as gemas para fazer uma torta, tenho umas ótima receita caso goste de Pêra: Torta de Pêra e queijo Azul. Pique todo o chocolate e separe as duas porções, a que irá derreter e a outra para finalizar.  É necessário um recipiente grande para as claras, um para derreter o chocolate no micro-ondas ou no banho-maria; e o último pequeno para dissolver a gelatina e que possa ir no micro-ondas. De utensílio tenha uma espátula de silicone e um batedor de claras, facilita a receita.

6º Passo: Derreta o chocolate. Caso não use micro-ondas, derreta o chocolate em banho-maria.   No micro-ondas é mais rápido. Temporize um minuto, retire, mecha um pouco e coloque mais um minuto. Reserve.

7º Passo: Coloque a gelatina em um recipiente, junte a agua e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Reserve.

8º Passo: Junte o chocolate derretido, com a gelatina e o creme de leite sem o soro. Disponha de uns três minutos mexendo, para ficar bem lisinho.

9º Passo: Bata as claras em neve, para não perder o ponto, coloque um pitadinha de sal. E no final, misture um colher bem grande de claras batidas à ganache de chocolate, e em seguida coloque toda a ganache nas claras, misture cuidadosamente.



10º Passo: Vamos finalizar? Se colocar em recipientes pequenos e individuais ganhará tempo, caso faça perto de servir ou coloque em um recipiente grande, mas cuidado para fazer com algumas horas de antecedência para ganhar o ponto. Eu particularmente gosto de colocar em vários recipiente de cores e tamanho diferente, além de facilitar os que não querem comer muito, o que acho que vai ser impossível, dá um charme especial a nossa sobremesa. Use o chocolate picado no fundo dos copos, um toque crocante de surpresa. Seguindo, coloque a Mousse, ponha a geleia no meio, apenas um colher pequena de sobremesa, ou menos, coloque mais uma camada da Mousse e finalize com o chocolate picado.  Leve à geladeira.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Risoto para um dia de céu azul!

Esses dias de verão, não quero sair para comer fora. ESTOU DE FÉRIAS!!! Só algumas atividades, que para além da data ainda são  prazerosas.




Por isso, hoje uma receita da minha cozinha, para almoço a dois. Pois é, é só duas pessoas, porque a terceira pessoinha, ou a nossa metade, hoje começou a sua aula. Hoje acordemos cedo, ele estava sonolento, mas, ao falar do amiguinhos, da tia Ariela, pulou da cama. Tomamos o café e como todos os anos –  pose para as primeiras fotos do ano letivo.
Eu de férias e o zé de volta para as aulas, cruel...



Ingredientes:
06 un camarões VM – cortados ao meio (foto)
03 colheres de azeite
01 cebola
02 punhados de  arroz Carnaroli
½ xícara de vinho branco
03 abobrinha baby
01 l de caldo
100 g de queijo azul
01 colher de manteiga
açafrão a gosto.



Ingredientes do caldo (opcional) - Use a sua receita.
01 cebola
05 cabeças de camarão VM
01 cenoura
½ Alho poró
½ Pimentão
02 litros de agua
Ervas – tomilho, loro, alecrim...
Sal e pimenta do reino – quantidade necessária

1º passo: Deixe todos os ingredientes preparados, limpos, cortados e de fácil acesso.


2º passo: Chame o ajudante, aquele que come a maior parte da receita para deixar a mesa organizada. Caso se recuse, é só lembrar da Máxima de qualquer Risoto: O Risoto não espera você, é você que precisa espera-lo. E como eu disse...




3º passo: O caldo... Em uma panela que cabe uns 3 litros, aqueça, coloque um fio de azeite, as cabeças dos camarões e refogue bem, deixe trocar de cor, perfumar o ambiente. Use o sal e a pimenta do reino, junte a cebola, refogue um pouco, e siga com todos os ingredientes cortados grosseiramente, refogue por alguns minutos e coloque dois litros de água. Cozinhe por 20 a 15 minutos em fogo alto ou até reduzir a agua pela metade. Na hora de utilizar, o caldo precisar estar no fogo.


3º passo: Paralelamente ao cozimento do caldo, inicie o risoto.  


4º passo: Grelhe a abobrinha, cortada de forma da sua preferência, aqueça a panela que irá utilizar para fazer o risoto, use uma panela de fundo grosso de preferência, use um fio de azeite, e grelhe os lados da abobrinha até caramelizar. Retire da panela e reserve.




5º passo:  Com os camarões limpos e cortados. Aproveite a panela aquecida, coloque um fio de azeite, meia colher de manteiga, e sele os camarões até que mudem de cor, isso é rápido. Salpique sal e pimenta do reino. Retire da panela e reserve.


6º passo: Na mesma panela, já aquecida, coloque uma colher de azeite e refogue a cebola, quando estiver “transparente” junte o arroz. Não há erro na medida, cada punhado corresponde ao que uma pessoa come, sobrou muita comida aqui em casa até eu aprender essa medida.


7º passo: Neste passo do risoto, dê um tempo aqui, refogue calmamente o arroz, e no final junte o vinho branco, espere ser totalmente absorvido, e comece a colocar o caldo, que nesta altura estará no ponto, e em ponto de fervura.


8º passo: Coloque o caldo aos poucos, coado, antes de ir para o risoto. Com uma Peneira e uma xícara, faço isso ali no fogão da panela do caldo para o panela do risoto. Neste passo, é hora de fazer exercício para os braços. Descobrir que um bom risoto precisa de muita atenção... Ele é muito carente, só solta o seu amido se você estiver o tempo todo ao seu lado, e precisar estar. Mas é um relacionamento perfeito no final, na sua essência, os grãos se juntam, sem grudar.


9º passo: E no momento que o arroz estiver al dente, devolva a abobrinha à panela, junto com o camarões, e coloque o açafrão. Distribua o queijo azul a sua escolha em pedaços médios , tanto pode ser o Roquefort ou o Gorgonzola, misture até ganhar homogeneidade. Finalize com a manteiga, mexa bem e está pronto.




10º passo: Sirva. Forrei o prato com folhar de alface americana. Deu um fresco ao prato, e um crocância. O leve  adocicado da abobrinha vai encontro do queijo forte, que se juntam ao camarão com uma textura leve e macia.  




Acho que vai com um bom vinho, Concorda?

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Está Calor? Que tal sorvete?





Convido você a tomar sorvete, mas não de qualquer formar, essa receita foi aprovada pelo meu melhor controle de qualidade: o zé. Fiz no Natal e na festa de virada de ano. Não foram dias de muito calor? E os últimos não tem sido diferentes. Quando eu retornava para casa o termômetro marcava 30 graus as 20 horas, fiquei pensando como seria perfeito um fatia naquele momento. E por que não?

Receita e Ingredientes para servir bem 8 pessoas.
Ingredientes para a base:
01 pote de sorvete de creme
01 xícara de biscoito de amido
100 g de manteiga
01 colher (sopa) com a mistura: cardamomo, cravo, canela, gengibre, todos moídos.

Ingredientes para o caramelo:
01 xícara de açúcar
200 ml de creme de leite sem o soro.


Ingredientes para o recheio:

Indico usar qualquer recheio, goiabada derretida, creme de coco, brigadeiro, trufa de chocolate, creme de nozes, creme de avelã daquela marcar famosa, por que não? As opções são muitas. Aqui no blog é fácil encontrar a receitar de alguns desses recheios.


Preparo:

De preferência use uma forma com de fundo falso para facilitar o final. O tamanho é no máximo 30 cm e mínimo de 25cm.

1º passo: Forre o fundo da forma com papel manteiga, reserve.

2º Passo: Faço o caramelo: em uma panela larga e com cabo, adicione o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo a panela em movimentos circulares sobre o fogo até derreter o açúcar, mas continue claro. Adicione o creme de leite, sem o soro, aos poucos, e mantenha no fogo até formar um caramelo que se desprenda do fundo da panela, não é bom que fique muito tempo, poderá talhar o creme de leite.  Reserve.

3º Passo: Faça a base da tora: triture na mão ou em um processador:  o biscoito, misture as especiarias e a manteiga gelada. Leve ao forno por 15 minutos, pré-aquecido a 180º. Deixe esfriar para o próximo passo.

4º passo: Com a base fria, forre as laterais com papel manteiga (molhe o lado do que vai na forma para facilitar a aderência), coloque metade de um pote de sorvete, para facilitar o manejo, deixe uns 15 minutos fora da refrigeração. Leve para refrigerar, até ganhar consistência do sorvete congelado.

5º passo: Coloque o recheio de sua preferência, na foto eu usei uma xícara de nozes triturada, 02 colheres de creme de leite, e uma lata de leite condensado, depois de pronto, é preciso estar temperatura ambiente para chegar até esse passo. Coloque sobre o sorvete, e leve ao freezer por 30 minutos.

6º passo: coloque a outra camada de sorvete e retorne ao freezer. Congele.

7º passo: Esse é o último, e de preferência só o faça na hora de servir, evita que em dias muito quente a sua torta derreta. Desenforme, cubra com o caramelo. 



Eu usei nozes e praliné de nozes para o acabamento da torta, alem da beleza aos olhos, sugere texturas variadas aos paladar.  

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Espaguete integral com abobrinha, isso é bom?

Perto do meio dia saco o meu celular para as fotos do meu prato. Vai direto para o  whatsapp. Ultimamente divido um grupo com os meus irmãos e  falamos muita besteira. Mas, o que percebi é que gosto de mostrar o que cozinho, e fui lembrada que deixei de atualizar aqui. Ai ai ai...





Acho que já usei a desculpa de que a vida de unifespiana não é fácil. Agora tenho outra... Lógico! O meu estágio no Hospital Guilherme Álvaro tem ocupado mais um pouco da minha criatividade...

Não posso usar essa?

Ah... Ainda tenho outra... Tenho a monitoria. Pois é, virei monitora de uma disciplina na universidade e para fechar com chave de ouro essa minha vida acadêmica posso falar do Pro-saúde-Pet - Construção de vinculo em saúde da mulher e da criança? Mas, tudo isso é um montão de coisas, que adoro, que preenche o meu tempo, e que por isso deixei o Tempero para Tudo de lado – quando chegava à noite – eu sou dá minha pequena família.  




Mas o que fazer quando a vontade espreme os pequenos espaços no tempo?
Escrevo! Na minha cozinha ainda faço receitas que surgem da lembrança ou de acompanhar programas de culinária que assisto ADORO.
Brinco com a minha fome... Brinco com o paladar!




E hoje saiu bem rapidinho uma receita de espaguete integral com abobrinha ao sugo, receitas rápidas para nãos fugir à boa alimentação.

Receita e preparo:

Ingredientes para 02 pessoas
50g de bacon defumado em cubinhos
03 abobrinhas cortadas
02 colheres (sopa) de alho picado
200 g de espaguete integral
200 ml de molho de tomate
Na hora de servir: Sal, Azeite extravirgem, queijo pecorino, manjericão, orégano fresco a gosto

Preparar a receita, no entanto, não esqueça de preparar todos os ingredientes, lavar, cortar, deixar tudo à mão.

1º passo: colocar a agua no fogo para cozinhar o espaguete. No mínimo três litros de agua, requer um panela grande. Quando chegar ao ponto de fervura adicione o espaguete. Gosto do ponto al dente. No final reserve, e separe um pouco da agua do cozimento, caso o molho fique espesso. Observe que não utilizei sal, nem óleo.  

2º passo: faço o molho, paralelamente. Gosto de usar um figueira grande, que se posso misturar o espaguete ao molho. Aqueça frigideira, refogue bem o bacon, não há nada pior do que um bacon cru.

3º passo: chegou a hora da abobrinha ir na frigideira. Seu cozimento é rápido, é a crocância vai dar um toque especial no prato.

4º passo: o alho. Muito alho? Sim muito alho. Refogue bem, mais não deixe escurecer.

5º passo: o espaguete já estiver pronto? É o momento de juntá-lo, equalizar os sabores.

6º passo: distribua o molho de tomate. Se o molho ficou muito espesso, use a agua do cozimento, coloco um pouquinho. O molho “solto” fica mais gostoso.

7º passo: prove o sal, vai precisar um pouquinho, mas antes, coloque as ervas, ajuda a diminua a quantidade. Deixe o azeite e o queijo pecorino para o momento de servir.

Gostou da receita?


E que tal uma taça de um bom vinho para acompanhar?