domingo, 1 de maio de 2011

Pernil suíno com Salada Quente



Continuando na linha Especial dia das mães tenho uma receita que adoro. Faço sem precisar data especial. Até porque, é um prato volumoso, sempre sobra, separo em quantidades, congelo para fazer sanduiches. Depois passo essa receita. A receita da sequencia é um Pernil suíno com uma salada quente que dispensa outros acampamentos, mas eu até fiz uma salada verde, refrescante, para acompanhar. A receita leva muito tempo de preparo, mas depois que você colocar o pernil no forno vai ter muito tempo para curtir o dia das mães.

Pernil suíno:
01 pernil de aproximadamente 3 a 4 kg
02 colheres de sopa de grãos de pimentas: verde, rosa, do reino e branca.
50 ml de azeite
Sal, Tomilho e alecrim à gosto.
02 colheres de manteiga
01 limão siciliano
02 cebolas grandes
02 cabeças de alho
04 beterrabas
01 kg de mini batatas


Salada quente:
01 brócolis cozido no vapor
As batatas do assado
As beterrabas do assado
01 lata de creme de leite sem soro
01 colher de mostarda Dijon
01 colher de mel
01 colher de vinagre balsâmico

Iniciar receita:
Tempero o pernil um dia antes. Em um pilão moa os grãos das pimentas com o sal, junte o suco do limão, o azeite, sal, tomilho e alegrim.  Coloque o pernil dentro de um saco plástico, aqueles sacos que colocamos legumes no supermercado, e espalhe o tempero, feche o saco, coloque num refratário e deixe na geladeira de um dia para o outro, de vez em quando lebre d evirar os lados.

No dia seguinte:
Corte as cebolas em rodelas. Utilize uma assadeira grande, untada com um fio de azeite.  Forre a assadeira com as rodelas de cebola. Retire plástico o pernil, coloque o Pernil por cima, descarte o tempero que sobrou. Disponha em volta, as cabeças de alho inteiras, as batatinhas com casca e a beterraba já descascada e cortada em 04 partes. Lacre a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 150 graus.  O tempo para ficar pronto varia de 3 a 4 horas a depender do tamanho. Depois de 2 horas retire o papel alumínio. Pincele a manteiga no pernil e devolva ao forno para finalizar por mais uma hora. 

Cozinhe o brócolis no vapor. Corte as pequenas “arvores” e reserve.
Reserve em um recipiente: as batatas e os pedaços de beterraba.
Coloque o Pernil no refratário que será servido.

Faça a salada quente:
A essa altura, depois de três horas, as cabeças de alho estão bem cozida, o alho tomou um sabor adocicado, bem diferente do que estamos acostumados. Vamos separar cada dente de alho e depois passar na peneira para utilizar a sua polpa no nosso molho. Ainda com o forno ligado: na assadeira ficou o caldo do pernil, nele contem toda a essência desse nosso prato, não podemos simplesmente ignora-lo. Misture ao caldo a mostarda Dijon, o mel e o vinagre balsâmico, leve ao forno por mais 10 minutos para reduzir, acompanhando o cozimento, para não queimar. Retire do forno, Coe o concentrado, junte a poupa de alho e o creme de leite sem o soro. Misture aos legumes assados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.