domingo, 1 de julho de 2012

Bolo de Aipim



Há quase duas semanas é inverno. Esta semana estivamos no Rio de Janeiro e até esfriou por lá, na saída, passando pelas praias inundadas de gente, tive outra impressão o que se confirmou hoje quando retornei para Santos e um calor de 30 graus me recebeu, será que realmente temos inverno?  

Adoro o que é esse inverno. No entanto, o período é gostoso para comer alimentos que nascem em baixo da terra, como me disse, outro dia, um feirante. Por isso, com os festejos das festas juninas e julhinas, vamos fazer do (a) AIPIM/MANDIOCA/MACAXEIRA o nosso (a) astro (a) principal. Como eu aprendi tempos atrás, café da manhã na roça tem cuscuz de carimã, biju com queijo coalho e carne seca, bolo de aipim ou a própria cozida, servida com uma manteiga de garrafa ou com carne do sol. Um tentação ao olfato.



E já que pulamos um mês sem postagens, vou recomeçar de onde parei depois retorno com as receitas e fotos do Arraiá do Zé. Isso porque, no mês de Maio, recebi a minha irmã em casa, ela me ensinou a fazer esse delicioso bolo de Aipim. Pelo nordeste outro bolo de Aipim tem sua historia marcada no tempo; o bolo Souza Leão é um ancestral famoso da nossa receita, mas fiz e aprovei a receita da Joka e vale muito apena testá-la na sua cozinha.
O aipim foi do quintal da casa da minha sogra, tirei fotos da raiz, das folhas, e do preparo para ralar. Mas, é muito fácil encontrar ralado e só espremer para retirar o excesso de liquido.



E já sem demora vamos para a receita.

Bolo de Aipim:
800 g de aipim ralado (sem o liquido)
250 g de manteiga (derretida - temperatura ambiente)
05 ovos inteiros
02 xícaras de açúcar
02 xícaras de leite coco (preferência ser fresco)
01 pitada de sal

Finalização:
100 g de coco ralado
02 colores de açucar

Quer se aventurar a fazer o seu leite de coco? Segue a receita:

Leite de coco fresco:
01 coco seco
500 ml de agua de coco
Quebre o coco seco, descasque-o e retire toda a sua casca marrom. Corte em fatias finas e lave em agua corrente.  Bata no liquidificador o coco seco cortado em fatias junto com a agua do coco verde. Faça em duas porções. Peneire e reserve o leite de coco fresco.

E agora, a receita do bolo:
Se escolheu fazer o seu leite de coco, com certeza vai ficar muito melhor, no entanto o leite de coco na garrafinha é uma opção prática.

Não se esquecer de retirar todo o liquido do aipim, e nessa hora lembrei-me de como as cozinheiras faziam lá no interior. Eu ficava encostada no fogão de lenha onde podia acompanhar tudo bem atenta, quase sem piscar. Elas usavam um pano de prato, limpo, e colocava pequenas porções dentro, enrolava a trouxinha e fazia o mesmo gesto que fazemos para retirar a agua da roupa recém-lavada.
Aqueça a manteiga e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180º.
Numa batedeira, coloque o açúcar e os ovos e bata por uns 15 minutos, até dobrar de tamanho e ficar bem branquinho. Adicione o aipim, e bata, por final a manteiga.

 
Coloco num forma quadra de 30 cm, com papel manteiga, ou untada com manteiga e coco.

Finalize com a mistura: coco ralado + açúcar.  
Leve ao forno por mais ou menos 40 minutos. Sirva frio e em cubos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.