Ai... Não aguentei e acabei comprando carne do sol, novamente. Tem que aproveitar enquanto estamos por aqui. O tempo passa tão rápido. E, para não fazer a receita de sempre, prometi ao pai do Zé fazer o pirão de leite como acompanhamento.
Descobri o lugar certo para comprar carne do sol aqui em Salvador: Ceasa do Rio Vermelho. E ainda entregam em casa - Viva a modernidade - A carne é suculenta. Comprei dessa vez, um miolo de alcatra que está “desmanchando” de tão macia.
Carne do sol:
02 bifes de carne do sol
01 cebola branca
01 cebola roxa
02 colheres de azeite
50g de manteiga
Pirão de leite:
200 ml da agua
200 ml de leite integral
01 xicara de chá de farinha de mandioca
01 tomate
01 cebola
Sal e cebolinha picada a gosto
Iniciar receita:
Utilize dois cortes carne do sol, quanto mais o bife grosso, mais a carne fica macia e, para isso deve-se usar uma frigideira grossa e que não seja antiaderente. Passe a carne do sol na agua corrente e enxugue bem, para retirar o excesso de sal. Aqueça uma frigideira de fundo grosso, em fogo alto. Quando estiver bem quente, coloque o azeite e a carne do sol. Depois de 3 minutos vire o lado e deixe por mais 3 minutos. Coloque a manteiga e a cebola e deixe e mexa até a cebola amolecer.
Pirão de Leite:
Reserve a carne e a cebola. Faça a mistura da agua, leite e farinha, assim a farinha vai se hidratando e você terá uma base da consistência do pirão. Utilize a frigideira que passou a carne. Refogue a cebola, em seguida junte o tomate picado – eu prefiro que não muito maduro – Adicione a mistura feita com a farinha, o leite e a agua. Mexa bem. O pirão de leite é simples e sem sabor regional se intensifica com a carne do sol. Coisas que só encontra no Nordeste. Para finalizar: sal a gosto e cebolinha picada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.
Obrigada,
Agnes.