Fecho os olhos e ainda tenho a impressão que logo ali há muitos parreirais cobertos de uvas e o cheiro inebriante de vinho-uva pelo Vale, pena que isso ficou em Bento.
Nos últimos dias fizemos uma viagem para o Rio Grande do Sul. Fomos até Bento Gonçalves para apresentar, pessoalmente, o Zé a Bisa e, também, para a família que só o conhecia por fotos. Foram 05 dias maravilhosos no Vale dos Vinhedos.
A cada curva, surgia uma paisagem deslumbrante. O lugar mantem ares do passado e os olhos para o futuro.
Vemos isso nas casinhas que parecem que parou no tempo e o contraste com as novas construções, a nova tecnologia utilizada para que o Vale cresça e se mostre para o Mundo, é uma visão magica.
Sabe, casa de avó parece ter o mesmo carinho impregnado. Foi maravilhoso desgustar as primeiras uvas, ali mesmo, no quintal da vó Lídia.
A viagem foi planejada com datas coincidindo com os festejos do aniversário da Vó-Bisa-Lídia - Adorável...
O Zé se empanturrou de uva!
A uva era colhida direto do parreiral, com suas mãozinhas ágeis, uma a uma devorava um cacho inteiro, mas, lógico que ajudamos um pouquinho para alcança-las. Surpreendi-me como ele é apaixonado por uva, e tem a sua preferida, a Isabel.
Com os tios jairo e lucas e o papai, aprendeu a fazer guerra de casca de uva, fez carinho nos cachorros e tirou os sapatos e foi brincar na lama, que estava aguardando por ele, logo ali, na frente da casa da Bisa. Mas isso tudo depois de comer muito, muito pão, o menininho lascava as fatias de pão com mordidas frenéticas, acho que estava com fome, ou o pão feito em casa pela tia Carmem estava muito saboroso.
Pensei em descrever a viagem numa só frase:
Fomos mimados!
Quanto carinho... A tia Isa, tia Bea, tia Carmem e a tia Rita. Na casa da tia Bea, foi servido um risoto delicioso, nem quero aprender a receita, é especial lá, então, quero ir mais vezes para comê-lo! Outra noite com pizza na casa da Catya e do Rui. E foi assim todos os dias, tanto zelo, e um cardápio especial desde o café da manhã, passando pelo almoço e jantar. E a nossa estadia não há palavras... Fomos recebidos na casa da tia Isa, com muito carinho e cada detalhe planejado.
O nosso guia-guardião–das-chaves-amigo-primo-parceiro Luís, fez o pai do Zé cometer uma façanha, incrível, conseguimos chegar em todos os lugares antes do seu Jorge. O Zé adorou os primos. Com a Julia ele saia em missão para vasculhar cada detalhe, já com o Pedro ficava quieto, tranquilo, ali no sofá.
Aproveitamos os passeios pelo Vale, como não nos programamos, o passeio da Maria-fumaça ficou para outra viagem. Nem sentimos falta. Mas agora, depois do almoço, senti saudades de tomar o sorvete lá na Vivatto, o Zé adorou correr pelo gramado e cheirar todas as flores possíveis.
O que não posso deixar de recomendar é a visita extraordinária pela Casa Valduga. Há possibilidades de degustação, apreciar o seu espumante premiado e toda a historia que contempla o lugar. Um charme. Um misto de tradição e sofisticação.
É desse passeio que surge a inspiração para a nossa receitas de hoje. Uma comemoração para tanta beleza e simplicidade!
Risoto de Alcachofra e frango – Vale dos Vinhedos
Ingredientes do Caldo de legumes:
02 litros de agua
01 alho poró fatiado grossamente
01 pedaço pequeno de salsão
01 cebola em cubos
02 dentes de alho esmagados
Alecrim, tomilho, salsa, louro (amarre tudo com um barbante para facilitar)
½ Pimentão
Sal a gosto.
Iniciar receita:
Coloque a agua para ferver. Em outra panela grande, refogue a cebola, o alho poró, e os dentes de alho. Junte os todos os ingredientes, menos o cheiro verde. Refogue por uns 5 minutos e em seguida, adicione a agua fervente, reduza o caldo para 1 litro e 200 ml, mais ou menos. Coe o caldo e não esqueça que para usar o caldo no risoto ele precisa estar fervendo. Então, quando iniciar a receita do risoto, mantenha o caldo em fogo baixo, para não perder a temperatura, acrescente o cheiro verde e use em poucas quantidades no risoto.
Para o Risoto:
01 cenoura
01 abrobrinha
04 alcachofras preparadas e fatiadas
01 peito de frango em cubos grelhado
01 xicara (chá) de vinho branco seco
100 g de queijo parmesão ralado
01 litro de caldo de legumes
05 folhas de nirá
02 colheres (sopa) de manteiga e açafrão – para finalizar
Para o frango:
Para o frango:
01 peito de frango (400g) limpo e em cubos
Azeite para selar o Salmão, sal e raspa de limão para temperar.
Para a alcachofra:
04 alcachofras inteiras
03 colheres (sopa) de azeite
02 colheres (sopa) de farinha de trigo
01 e 1/2 litro de agua
Suco de 01 limão
Sal a gosto
Inicar receitas:
Frango grelhado:
Tempere o peito de frango, cortado em cubos, com um pouco de sal e raspa de limão. Aqueça bem a frigideira, coloque um fio de azeite e grelhe até doura-los. Reserve.
Para a alcachofra:
Foi a primeira vez que limpei alcachofras, não é tão difícil. Comece com a agua que irá cozinha-la. Numa panela misture o azeite e a farinha, o limão e adicione a agua aos poucos dissolvendo a mistura, leve ao fogo para ferver. Para limpar as alcachofras eu busquei um vídeo no youtube, mais fácil, clique aqui para assisti-lo. A parte que irá aproveitar é 25 % da alcachofra, a partir do talo, medir uns dois dedos, e corta, retire o miolo e toda a parte verte em volta. Passe limão e coloque na panela com a mistura que já esta no fogo. Cozinhe até ficar macia. Escorra a agua, fatie e reserve.
Risoto:
Em uma panela de fundo grosso refogue a cebola, a abobrinha e cenoura, picadas, em duas colheres de azeite. Inclua o arroz e o alho e refogue bem, isso vai selar o arroz, faça isso até começa a dourar. Coloque o vinho e espere evaporar e adicione ¼ do caldo. Quando o caldo for absorvido, volte a adicionar o caldo. Mexer de vez em quando. Repita esse passo quantas vezes necessárias. Quando o arroz estiver no ponto coloque a alcachofras fatiadas e o queijo ralado. Mexer bem. Finalize com a manteiga e a nirá picadinha.
Outro dia ouvi uma frase sobre risotos: Nós esperamos o Risoto, não ele. É servido assim que pronto.
De sobremesa Sagu de vinho com creme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.
Obrigada,
Agnes.