sábado, 28 de janeiro de 2012

Sagu de vinho com creme - Valduga


 
A Casa Valduga foi a primeira Vinícola no Vale dos Vinhedos a iniciar o Enoturismo, “abrindo suas portas” para os visitantes conhecerem o processo de elaboração dos vinhos e espumantes. Pensando no bem estar de seus clientes e observando a necessidade de oferecer maior comodidade, a Família Valduga em 1992, idealizou um projeto que incluiu a criação de Restaurantes e Pousadas, consolidando-se assim, como o primeiro Complexo Enoturístico do Brasil, no qual o visitante pode encontrar uma completa infra-estrutura como a Enoboutique, espaço destinado a atender quem quer degustar e adquirir os renomados vinhos e espumantes Casa Valduga, seus Restaurantes, para paladares requintados, onde é servido o melhor da gastronomia italiana, e as Pousadas, que reunem o rústico com o moderno, associado ao charme de estar hospedado no coração de uma Vinícola”.












Depois desse roteiro fascinante pela Villa Valduga, paramos no restaurante para apreciar um delicioso Sagu acompanhado de um espumante que não precisa comentários. E, depois de alguns relatos acho que cheguei a uma receita próxima do Sagu de vinho com creme servido por um dos Valduga.




 
Para o Sagu:
01 litro de suco de uva – casa da madeira
03 xícaras de vinho (seco)
50 ml de chá de cravo e canela
01 xicara de sagu

Para o Creme:
02 colheres (sopa) de amido de milho
500 ml de leite
02 gemas peneiradas
05 colheres (sopa) de açúcar de baunilha
1/2 xícara de creme de leite fresco



 
Iniciar receitas:
Sagu:
Em uma vasilha coloque o sagu para hidratar no suco de uva Casa da Madeira (suco integral) e deixe reservado, e paralelamente queime o vinho.
E uma panela grande coloque o vinho e o chá de cravo e leve ao fogo. Ferva em fogo baixo por uns 5 minutos e acrescente a mistura do sagu e do suco de uva. Cozinhe em fogo baixo, sempre dando atenção, mexendo para não grudar no fundo. Como faremos um creme para acompanhar não acrescentei açúcar, o suco já é adocicado. Quando as bolinhas estiverem transparentes o sagu está no ponto.

Creme:
Numa panela fora do fogo, coloque o leite, o amido de milho e peneire as gemas sobre ele, mexer freneticamente para dissolver as gemas. Junte o açúcar de baunilha, caso não encontre use o açúcar de confeiteiro e uma colher de sopa de essência de baunilha ou um favo. Acrescente o creme de leite fresco, una todos os ingredientes numa mistura homogênea e leve ao fogo baixo. Mexer sempre. O resultado é um creme bem lisinho e suave. Coloque em taças e leve a geladeira para esfriar. Depois de 01 hora coloque o sagu sobre o creme. E sirva gelado.

5 comentários:

  1. Agnes, olá! Estava procurando essa receita e fiquei muito feliz de encontrar aqui! Achei divino o sagu quando fui à Casa Valduga. Vou experimentar a receita, mas faltou o amido de milho. Imagino que seja junto ao leite e gemas? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marilia,
    Já fiz a correção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, fiquei em duvida com o "queime o vinho." o que queres dizer?

    ResponderExcluir
  4. Quanto tempo deixar o sagu hidratando?

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.