sábado, 20 de agosto de 2011

Carurú

Sua origem veio de comida para ritual do candomblé - o amalá, iguaria feita com quiabos inteiros. Com a adaptação da cultura luso-africana inventou o caruru.




Para o nosso fiz um receita três vezes maior que essa do blog, mas não há erro. Compre quiabos bem verdinhos, lave-os com antecedência, e deixe secar, só comece a corta-los quando todos estiverem secos.

Ingredientes:

50 quiabos
30 ml azeite de dendê
01 pedaço pequeno de gengibre
½ maço de coentros
02 cebolas grandes
70 g de amendoins
70 g de castanhas
200 g de camarões secos
02 copos de agua quente
Sal a gosto.


Iniciar receita:
Lave os quiabos em agua corrente e espere escorrer toda a agua ou enxugue-os um a um em um pano para não dar baba. Corte em cubinhos pequenos, bem pequenos, há pessoas que passam no processador, eu ainda prefiro da maneira antiga.
Separadamente, Bata no processador o amendoim, a castanha, as cebolas, o gengibre ralado, o coentro e o camarão seco.  Refogue esses temperos em uma panela grande, quando estiverem cozidos coloque o quiabo e adicione a agua quente. Mexendo de vez em quando, até solta da panela.  Prove o sal. O quiabo escure um pouco quando está cozido.
Caso o seu caruru fique com muita baba é só adicionar uma colher de suco de limão.

3 comentários:

  1. Essa quantidade serve aproximadamente quantas pessoas? Para 50 pessoas? Será servido como petisco...

    ResponderExcluir
  2. Dobre a receita e sirva para 50 pessoas, fica muito gosto. Sirva as poucos, caso sobre na panela, é só congelar.
    Hoje moro em Santos. Na ultima vez que fui para Salvador fui presenteada com mini acarajés e abará. Congelei e e na hora servir, já tinha caruru e vatapá prontos, congelados, só foi fazer uma salada de tomate picados e coentro a gosto.
    Volte sempre e se torne um seguidor do blog para receber atualizações!

    ResponderExcluir
  3. adorei esse site ou log...não sou muito de entender site ou blog..sei que gostei muito e que gostaria que enviasse para mim sempre receitas de pratos....ficarei muito grata.
    Neusa

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.