sábado, 11 de junho de 2011

Moqueca de Maturi com Camarão





Fomos a mangue Seco outro dia para comemorar o 11º mesário do Zé. Acho que ele se divertiu.
Acredito que há algumas vantagens em visitar lugares turísticos do Nordeste em baixa estação. Uma delas é ter o privilegio de ter uma praia linda exclusiva. Outra é usar a barraca de praia que nada mais é do que uma tenda com uma rede com o serviço de garçom só para você. Às vezes um senhor passava vendendo suas ostras fresquinhas que acabara de colher ali perto. Isso que é vida.


 Na Bahia o verão é o ano inteiro.

Não sei se há outras estações por aqui. Às vezes fico com duvida. Por exemplo, hoje: Acordei e quando abri a janela o sol estava iluminado, de um brilho magnifico e o mar, na sua calmaria, parecia banhar-se do sol. E isso é viver na Bahia.  .
E não é que lá nas dunas de Tieta, me lembrei de uma cena dona Canô fazendo uma moqueca de Maturi. Não me recordo dos detalhes. Não sei se você que acompanha por aqui é dessa época, mais sei que vale à pena lembrar-se da receita de Moqueca de Maturi. Até porque, hoje fui à Ceasa do Rio Vermelho e não deixei de comprar uns camarões maravilhosos para juntar e deixar a nossa receita irresistível.
Comprei o Maturi no Box São Jorge – toda semana passo por lá para garantir frutas e verduras fresquinhas para o Zé – adoro o atendimento de lá, logo que você chega te oferecem agua de coco, uma fatia de melancia, tudo para deixar o cliente satisfeito. O atendimento é rápido. São atenciosos e tudo é de muita qualidade. Se você não pode ir até lá é só ligar que entregam em casa.

Quando vi o saquinho de Maturi me lembrei do final de semana - Na despedida do João - Pois é, a Nádia o Guilherme, pais do amiguinho do Zé, estão indo embora. De volta para a terrinha deles. Já sabíamos que Salvador era só de passagem, isso para eles e também para nós, mas ainda ficamos mais um tempinho por aqui.
O Zé e o João  ainda não estão prontos para comerem uma moqueca, mais a Vovó do João come por eles e nada de ficar choramingo. Por hora vamos fazer festa.

 
Ingredientes da Moqueca:
500 g de Maturi
01 kg de camarão limpo
01 cebola grande em rodela
01 pimenta de cheiro ou dedo de moça
Cheiro verde picadinho para finalizar


Ingrediente do Molho base:
01 coco seco
01 l de água do coco verde
01 cebola
02 dentes de alho
01 colher de amido de milho
01 tomate s/ pele
01 colher de sopa de extrato de tomate
¼ de pimentão
03 colheres sopa de azeite de oliva
01 maço de coentros
50 ml de azeite de dendê
01 colher de sopa de açúcar
01 colheres de sopa de suco de limão
Sal e Pimenta do reino a gosto

Marinada:
Suco de 01 limão
01 dente de alho
01 colher de chá de sal
½ maço de coentro

 

Coloque tudo em um recipiente e junte os camarões limpos. Faça isso pelo menos 01 hora antes de iniciar a moqueca. Um toque especial é colocar uma colher de chá de pimenta calabresa.



O Maturi:
Comprei fresco em um saquinho plástico envolvido em uma espécie de liquido próprio. Mas pode ser congelado. Lave-o bem em agua corrente. Reserve.



Leite de coco fresco:
Quebre o coco seco, descasque-o e retire toda a sua casca marrom. Corte em fatias finas e lave em agua corrente.  Bata no liquidificador o coco seco cortado em fatias junto com a agua do coco verde. Repita quanto necessário. Peneire e reserve o leite de coco fresco.



O camarão:
Retire os camarões da marinada e deixe escorrer todo o tempero. Esquente uma frigideira, adicione um pouco de azeite e saltei os camarões bem rápido só para adquirir uma cor rósea. Reserve.



Molho base:
Numa frigideira refogue o alho e a cebola, ambos ralados, no azeite de oliva. Junte o amido de milho, misture bem. Adicione o tomate picado e sem pele, o pimentão e o coentro (amarre o coentro em um barbante prendendo-o e retire no final quando o molho estiver pronto). Coloque o azeite de dendê e acrescente aos poucos parte do leite de coco fresco. Repita algumas vezes até que todo o tempero dissolva e se torne um molho grosso. No final coloque o leite de coco restante e reserve.


A moqueca de Maturi com Camarão:
 Numa panela de barro – ou qualquer outra da sua escolha – Coloque todo o molho base e leve ao fogo. Quando este estiver fervendo junte o Maturi e deixe cozinhar por uns 10 minutos. Em seguida coloque a cebola e o cheiro verde. O camarão pré-cozido, quando coloca-lo desligue o fogo. Prove o sal. Sirva com arroz branco.

 

12 comentários:

  1. Agnes, quanta maravilha, vim aqui pelo link da Nadia. Leite de coco fresco, eu vou ter que sonhar quem sabe quando for ao Brasil eu me atrevo a tentar essa receitinha. Que saudade de coco ( meu teclado nao tem acento,rs) da Bahia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agnes, coco se escreve, exatamente assim, sem acento! A Bahia está a sua espera, em qualquer tempo!

      Excluir
  2. Simone, Seja bem vinda a qualquer hora.

    ResponderExcluir
  3. Olá Agnes!
    Sou Temis e trabalho de cozinheira aqui na España, sou do nordeste, mas de Natal, ja ouvi falar nessa receita com Maturi, So estou esperando pegar umas ferias para poder preparar este exquisito prato.
    Gostaria de saber se você pode explicar-me como se limpa o Maturi, sei que ele tem um leite que queima, nao vou comprar limpo, porque nao vou encontrar na minha cidade. Por isso quero saber como se limpa, pois la tem muitos pes de cajú.
    Muito Obrigada.

    Temis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temis, O Maturi que costumo comprar vem fora da castanha, no nordeste do Brasil encontrará desta forma. Mas, se for na castanha ainda verde, não tenho como te responder.
      Eu adoro Maturi, gosto de fazer fazer frigdeira de siri com maturi, coloco no caldo de sururu, e a moqueca é caso a parte, mas o seu preparo requer atenção. Quando comprar prefira os com aparência mais clara, estão mais frescos, e na hora de ir para a moqueca, antes passe por água quente e varias lavagens. Eu costumo comprar quando vou para Salvador, congelo e tenho durante quase todo o ano. Espero que tenha ajuda, caso precise estou por aqui. E se aprovou o blog, é só seguir. Bjs

      Excluir
    2. É fácil: com o uso de luvas de borracha (mais grossas que as cirúrgicas, pois o óleo queima este tipo de luva), remova e descarte o corpo da fruta. Corte a castanha ao meio longitudinalmente e retire as duas metades da amêndoa descartando o restante. Da trabalho, pois um monte de castanhas rendem um pouco de maturi e qualquer respingo do óleo queima a pele, mas que vale a pena, ah se vale!

      Excluir
    3. Ah, desculpe a falta de cordialidade: parabéns pelo Blog, bastante informativo.

      Excluir
  4. Nossa amei este sait só coisas gostosas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, que bom, siga o blog clicando em seguir este site, no lado esquerdo, e acompanhe as novidades. Bjs e até

      Excluir
  5. Ficou perfeito, apesar de ter usado leite de coco de supermercado. Bom demais!!

    ResponderExcluir
  6. Aí que delícia,vou fazer,me deu água na boca

    ResponderExcluir
  7. Olá, maravilha de receita! Poderia me falar aonde posso encontrar o maturi para comprar aqui em Salvador-Ba

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.