sábado, 14 de maio de 2011

Carne do Sol com Pirão de Aipim





Não se preocupe com a confusão de ser pirão ou purê. De ser mandioca, macaxeira ou aipim o que importa é que fica muito gostoso.
Aqui em Salvador é fácil encontrar carne do sol, com aipim frito, batata frita, pirão de aipim, purê de aipim, farofa d’agua – isso é bom – mas, a nossa receita de hoje, acabamos de comer no almoço, é um Pirão Purê de aipim com Carne do sol na manteiga.

Carne do sol:
04 bifes de carne do sol
01 cebola grande
02 colheres de azeite
50g de manteiga

Aipim:
500 g de aipim
2 litros de agua
01 colher de sopa de sal

Pirão ou Purê:
500 ml da agua do cozimento do aipim
500 g de aipim cozido
200 ml de leite integral
50 g de queijo parmesão ralado
50 g de manteiga
Sal a gosto

Iniciar receita:
Para começar a receita é fundamental a escolha de um bom aipim, daqueles que cozinha até desmanchar, facilita a receita. Hoje em dia a carne do sol  é facilmente encontrada em embalagens a vácuo nos supermercados, eu sugiro o corte Alcatra.

Aipim:
Numa panela de pressão, coloque a agua para ferver, enquanto isso corte o aipim pedaços e descasque-o. Quando a agua chegar ao estado de fervura junte o sal e o aipim, feche a panela, em fogo baixo deixe cozinhar por 30 minutos mais ou menos.

Pirão:
Depois de cozinhar o aipim, aguarde uns 20 minutos para esfriar um pouco. Retire a fibra que fica no meio do aipim. No liquidificador coloque a agua do cozimento do aipim, o aipim, o leite, o queijo e bata ate que todo o aipim se dissolva. Coloque o creme numa panela, em fogo baixo mexa até ele adquirir a consistência desejada, uns gosto mais denso e outros mais liquido. Finalize com a manteiga para dar sabor e brilho. Eu não costumo colocar sal, o queijo já me dar o quero, mas prove o pirão no final e veja se precisa.

Carne do sol:
Corte os bifes de carne do sol, passe na agua corrente e enxugue-os com papel toalha. Em fogo alto aqueça uma frigideira de fundo grosso. Quando estiver bem quente, coloque o azeite e a carne do sol. Depois de 3 minutos vire o lado e deixe por mais 3 minutos. Coloque a manteiga e a cebola e deixe e mexa até a cebola amolecer. Sirva a Carne do Sol com Pirão de Aipim com um vinagrete da sua escolha.

6 comentários:

  1. Vou tentar fazer amanhã e te dou uma posição.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que legal! Espero que gosto da receita, eu adoro, e se tiver um feijão fradinho, ainda consegue ficar melhor. Aproveita e Se torna seguidor do blog. Bjs

      Excluir
  2. nossa gostei da receita e super pratica irei fazer pra minhas marmitex obrigadaaaa

    ResponderExcluir
  3. Receita maravilhosa!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da receita, poderia me informar quantas pessoas ela serve?

    ResponderExcluir
  5. Amo,é muito Boa mesmo,obrigada pela receita um cheiro

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.