domingo, 11 de setembro de 2011

Bolo de Laranja


E continuando receitas com laranja, fizemos um bolo para o lanche da tarde. Simples, rápido. Cai muito bem numa tarde nublada e fria de final de inverso.



Ingredientes:
02 ½ xícaras de açúcar de confeiteiro
03 colheres de sopa de manteiga
04 ovos
02 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de amido de milho
02 xícaras de suco de laranja
01 colher (sopa) raspa da casaca da laranja
01 colher (sopa) de fermento em pó

Iniciar receita:
Sugestão: Ligue o forno em 180°C para ir aquecendo.

Prepare a fôrma:
Unte uma assadeira redonda com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a fôrma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira, corte um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare as claras:
Separe a gemas das claras e bata as claras em ponto de neve na batedeira ou com um batedor de claras. Na batedeira use a velocidade mais alta e bata por 5 minutos. Batidas à mão ou na batedeira, elas devem ficar bem durinhas, formando picos firmes quando levantadas no ar.

Dica: Não deixe cair nem um pouco da gema nas claras e não use tigela, batedor de claras ou batedeira com resíduos de gordura. Isso dificulta conseguir um ponto bem durinho das claras, coloque uma pitada de sal para crescer mais rápido.

Prepare a massa:
Bata na batedeira, em velocidade média, a manteiga com o açúcar até ficar cremoso, depois acrescente as gemas uma a uma sempre batendo. Junte a raspa de laranja e bata mais um pouco. Acrescente a farinha de trigo e bata até ficar bem misturado, depois junte o suco de laranja até que fique bem homogêneo. Em seguida junte o fermento em movimentos bem delicados. Por último, junte cuidadosamente as claras batidas em neve até ficar uma massa cremosa e uniforme. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Dica: Peneire as gemas e todos os ingredientes secos. O bicarbonato de sódio realça a cor do chocolate, deixando o bolo bem mais escuro.

Asse o bolo:
Ponha para assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o forno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo.

Dica: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa, deixe assar por mais alguns minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.