sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Risoto de Salmão ao Fugi

No último final de semana, recebemos visitas. O Zé adorou, até porque o roteiro era ir à praia.


Ter amigos em casa é um privilégio. Juntar-nos à mesa para as refeições e conversar sem perceber a hora passar é uma dadiva...  E o momento se torna intrínseco nas nossas lembranças.   

Adoramos ter as pessoas queridas perto de nós, e sempre que a casa está cheia a cozinha funciona a todo vapor. Adoro cozinhar para muitos, o alimento media toda essa relação, ele não só nutri, mas também nos transporta e nos faz viver o momento, toda essa vivência se torna gratificante.

E para a cozinha funcionar, o Zé, o pai do Zé, e eu. Pulamos da cama cedo e fomos até a feira. Aqui tem uma feira, que funciona entre o canal 01 e o 02, pertinho de casa. Com uma grande variedade de alimentos, e a qualidade é de feira. Adoro comprar o alimento fresquinho e de muito sabor.

E para receber os amigos, voltamos ao cardápio da nossa ultima morada:
E para sobremesa: Tiramisú.

Para misturar culturas e adoçar o paladar.


À noite frutos do mar à dorê, torradas de alho, salada e um bom vinho.

O cardápio de domingo ficou por conta de um Risoto de Salmão ao fugi. 



Fácil e rápido, apesar,  de que é necessário seguir algumas etapas como qualquer risoto.  No final de 30 minutos está pronto, mesmo que o caldo usado para o cozimento seja natural. Sempre dei preferência em usar caldos naturais, faço da carcaça do peixe, galinha, ou bovina, muito melhor do que usar aqueles tabletes prontos.

Vamos para a Receita de hoje.
Antes de iniciar o Risoto, faça o caldo. Quando comprar o peixe inteiro, peça para o peixeiro limpar o peixe, não só leve para casa o filé, como as outras partes que você não iria consumir. Caso não use de imediato, congele, servirá para muitas receitas. Eu uso, além do risoto, em um delicioso Pirão com farinha de mandioca para acompanhar um peixe assado.

Ingredientes do Caldo de Salmão para o Risoto:
Pedaços do peixe (cabeça, rabo, espinha)
01 alho poró fatiado grossamente
01 cebola em cubos
02 dentes de alho
Alecrim, tomilho,
½ Pimentão
01 pimenta dedo de moça
02 colheres de sopa de mim de pimentas (inteiras): branca, jamaicana, rosa, verde, e do reino;
Sal a gosto.

Iniciar receita:
Coloque 2 litros de agua para ferver. Em outra panela, refogue a cebola, o alho poró, e os dentes de alho.  Junte os pedaços do peixe, e todos os outros ingredientes. Refogue por uns 5 minutos e em seguida adicione a agua fervente, reduza o caldo para 1 litro e 200 ml, mais ou menos.  Coe o caldo e não esqueça que para usar o caldo no risoto ele precisa estar fervendo. Então, quando iniciar a receita do risoto, mantenha o caldo em fogo baixo para não perder a temperatura.

Para o Risoto:
Receita para 04 pessoas
01 cenoura
01 cebola
01 xicara (chá) de vinho branco seco
Para cada convidado conte 100 g de arroz para Risoto
02 colheres (sopa) de creme de leite
02 colheres (sopa) de manteiga – para finalizar
100 g de queijo parmesão ralado
01 litro de caldo de peixe

Para o fugi:
300 g cogumelos paris frescos
300 g bandeja de shitake
02 colheres (sopa) de manteiga
01 pimenta dedo de moça fatiada
Fio de azeite para aquecer a frigideira e sal e pimenta rosa a gosto

Para o Salmão:
400 g de filé de Salmão
Azeite para selar o Salmão, sal e limão para temperar.

Iniciar Receitas:

Risoto:
Em uma panela de fundo grosso refogue a cebola, e cenoura picada  em uma duas colheres de azeite. Inclua o arroz e refogue bem, isso vai selar o arroz, faça isso até começa a dourar. Coloque o vinho e espere evaporar para colocar ¼ do caldo de Salmão.  Quando o caldo for absorvido, volte a adicionar o caldo. Mexer de vez em quando. Repita esse passo quantas vezes necessárias. Quando o arroz estiver al dente coloque o nosso fugi já pronto, o creme de leite e o queijo. Finalize com a manteiga.

Fuji:
Cozinhe os cogumelos separados do risoto, para não alterar a sua textura e junte ao risoto com o creme de leite e o queijo. Aqueça uma panela, adicione o azeite, a manteiga, a pimenta dedo de moça fatiada, sal e pimenta rosa a gosto, e refogue-os por uns 3 minutos, reserve.



Salmão grelado:
Tempere o Salmão com um pouco de sal e limão. Aqueça bem a frigideira e sele o Salmão dos dois lados, até dourar. Eu gosto dele mal passado, fica mais suculento, depois é só separar pedaços desiguais e servir no risoto com o molhinho de ostras.

Molho de Ostras - Opcional.
Aquecer 03 colheres de molho de ostra e 01 de vinagre de arroz, acrescentar cebolinha picada, a gosto.

E, lógico, que não esqueci a sobremesa, Torta de Uva com sorvete de Creme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.