sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Torta de Uva Roxa


Quem não gosta de finalizar aquele almoço especial com uma sobremesa deliciosa?




Então, vamos fazer Tortinhas de uva e servir com sorvete de creme.

A preparação da massa é rápida, no entanto, a sua cocção é bem lenta. Sugiro fazer com antecedência e na hora de servir é só aquecer no forno, já que fica uma delicia se servida quente, com sorvete de creme derretendo com o seu calor, uma tentação refrescante para esses dias de verão.
Se quiser pode usar forma tradicional de torta de uns 30 cm. Eu usei forminhas de torta de 10 cm, e ambos os modelos, se fundo da forma for removível ajudará bastante.

Ingredientes:
Recheio:
02 kg de uvas roxas
03 colheres (sopa) de amido de milho
03 colheres (sopa) de açúcar
Raspa e suco de 01 limão

Massa:
250 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
100 g de açúcar refinado
03 gemas peneiradas
01 colher (sopa) essência de baunilha
01 pitada de sal

Recheio:

Retire as sementes das uvas, de preferência. Junte todos os ingredientes, mecha bem e deixe descansar por no mínimo uma hora, caso queira fazer de um dia para o outro é melhor, essa etapa fará com que a uva solte líquido. Vamos usar esse líquido para untar as uvas. Retire as uvas do recipiente e reserve.

Cozinhe o líquido que sobrou em fogo baixo até obter um creme, coloque sobre as uvas e mecha bem.


Massa:
Inicie a massa batendo a manteiga e o açúcar, até chegar a um creme esbranquiçado. Adicione as gemas e continue a bater. Incorpore a essência, o sal e a farinha. Junte toda a massa e envolva com um plástico e deixe na geladeira por 01 hora.
Passado esse tempo, preencha as formas com a massa e coloque as uvas. Pré-aqueça o forno a 140º e asse por duas horas. É isso mesmo, o tempo de cocção é bem lento, para no final a nossa uva nos presentear com uma sobremesa macia e saborosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.