terça-feira, 14 de agosto de 2012

Paella Santista



A minha Paella é mais simples do que uma, por exemplo, Valenciana , dias desses faço aqui, essa eu considero mais rápida e também saborosa.




Feita na cidade de Santos e para a cidade de Santos, para eu me apropriar como moradora, e falar de como é gostoso estar por aqui. De como é gratificante caminhar na praia, visitar o seu centro antigo ou ir ao Monte Serrat e aproveitar a sua vista deslumbrante enquanto o sol se despede da cidade e te convida a saborear um café, ou quem sabe um bom vinho. E sabia que ainda dizem que a fonte que tem lá é a original das cantigas do Itororó?
Bom mesmo é falar de como é ouvir os gritos de alegria dos que não são mais meninos e levam os seus para prestigiar os meninos da vila... E
ssa conversa vai render muito e volto aqui para falar mais de Santos e a sua Meca Santista.

Paella Santista:
300 g de camarões rosa
300 g de polvo cozido
300 g de lula
300 g de sobrecoxa em cubos
½ pimentão verde
½ pimentão amarelo
½ pimentão vermelho
02 dentes de alho
03 tomates sem pele
½ colher (sopa) de canela em pó
¼ de colher (chá) de açafrão
01 xicara (chá) de arroz
Sal, pimenta do reino, e óleo.


Ingredientes do Caldo de camarão:
As cabeças e caldas dos camarões (ou idem do peixe)
02 litros de agua
½ alho poró
01 cebola em cubos
02 dentes de alho esmagados
01 Pimentão - amarelo ou vermelho
01 pimenta dedo de moça fatiada, sem as sementes.
01 pitada de canela em pó
01 pedacinho de gengibre
01 folha de louro
Um talinho de alecrim
01 colher de pimentas inteiras (branca, do reino e rosa)
Sal a gosto.

Iniciar receitas:

Estamos numa época ideal para comer alguns tipos de frutos do mar, o polvo é um dele, o preço está ótimo. Fui ao mercado de Peixe comprar camarão rosa e sai de lá com um belo polvo de quase 02 kg por menos de 15 reais.
 
 


Fiz logo o seu cozimento, é lento, e depois é só congelar cozido para usar no prato escolhido. Panela grande, muita agua, uma cebola roxa, um pouco de sal, 01 copo de vinho branco e cozinhe por uma hora, ou até ficar macio.

Tempere a os camarões, as lulas fatiadas e o frango com azeite, pimenta do reino, sal e um pouquinho de óleo.

É a hora de preparar o caldo.

Coloque a agua para ferver. Em outra panela grande, refogue a cebola, junte as cascas do camarão, o alho poró, e os dentes de alho.  Junte os todos os ingredientes, menos o cheiro verde. Refogue por uns 5 minutos e em seguida, adicione a agua fervente, reduza o caldo para 1 litro e 200 ml, mais ou menos.  Coe o caldo e reserve para usar na Paella.

 O caldo levará uns 30 minutos para ficar no pronto no máximo, isso considerando o preparo e o cozimento, depois disso é só iniciar a receita:

Quando não se tem a panela especifica para Paella, substitua por uma frigideira grande de uns 30cm. Aqueça e sele o frango até doura-lo. Em seguida, quando o frango estiver pronto, chegou a hora dos camarões e da lula irem para a frigideira, o polvo já esta cozido não é necessário. Retire da frigideira e reserve.

Na mesma panela, coloque óleo, refogue os dentes de alho fatiados em laminas fininhas, e os tomates. Para os tomates - retire a pele, as sementes e corte em quatro pedaços.
Dica: para retirar a pele do tomate: coloque uma panela no fogo com agua, mais ou menos um litro de agua e uma panela compacta. Quando ferver, mergulhe os tomates e conte até 30, retire da panela e tente puxar a pele, se não sair repita e com certeza estará pronto.
De volta para a Paella, ou o que será.

Junte o arroz. O arroz, se não tiver o próprio para Paella, pode ser substituído por arroz parboilizado. Refogue por alguns minutos, e coloque o caldo (de peixe ou camarão) ainda quente e coado. Cozinhe por uns 15 a 20 minutos. Quando o arroz estiver no ponto, e não que não tenha excesso de caldo coloque os camarões, polvo, lula e frango, o açafrão e finalize com os pimentões fatiados. Acerte o sal.

2 comentários:

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.