quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Quiabada bem Baiana!



Sabe aqueles dias em que você acorda com saudade...




Isso foi ontem. 

Hoje eu tratei de matar um pouco da saudade - só um pouco - porque eu queria mesmo era um delicioso Acarajé completo e com Coca-Cola. Aproveitei que a minha prima estava no facebook e pedi a receita da Quiabada da minha tia lene, eu adoro a comida que ela faz. Lembro-me de quando ela se casou, comíamos pão com mortadela quase todos os dias, e com o passar dos anos eu sempre ligava para pedir algo para o almoço de sábado, quando ia por lá. E ainda aquele creme mármore, que só ela acerta o ponto.


A minha prima me passou uma receita, sem quantidade de ingredientes, só com o modo de fazer, e que tinha carne, carne seca, camarão seco e quiabos, logico, mas como me lembro do sabor, tentei fazer algo gostoso, mas fica dica, em outubro estaremos por ai para provar uma verdadeira Quiabada bem baiana.


Quiabada bem Baiana

Ingredientes:
300 g de acém em cubos
300 g de carne seco em cubos e dessalgada
100 g de camarão seco (hidratado e dessalgado)
500 g de quiabos
01 cebola
01 pimentão colorido
02 dentes de alho
01 pimenta dedo de moça
Pimenta reino
02 colheres (sopa) azeite de dendê
Óleo– quantidade necessária.
Cheiro verde para finalizar


Iniciar a receita:
Começamos no dia anterior com o dessalgue da carne seca. Precisaremos trocar agua três vezes, pelo menos – corte a carne seca em cubos grandes, e faça o dessalgue, coloque em um recipiente com agua abundante e troque a agua a cada oito horas, escorra a agua.


São dois tipos de carnes que irá à receita da Quiabada: metade de carne seca e a outra pode ser musculo ou acém. Meia hora antes de iniciar o cozimento tempere o acém com todos os temperos cortadinhos, pimenta do reino e um pouquinho de óleo. Não é bom colocar sal neste momento porque o sal do camarão e da carne seca pode ser suficiente para a receita.  





Ah... A pimenta dedo de moça é um toque a mais, a receita vai ficar mais picante, eu adoro!


Aqueça uma panela, eu gosto de usar panela de pressão – mais rápida, coloque um pouco de óleo e os quiabos, cortados em pedaços. Essa fase é a mais importante, pois vai tirar a “baba” do quiabo. Refogue o quiabo, mexendo vez ou outra, por uns cinco minutos, retire da panela e reserve.  


Na mesma panela coloque a carne seca e refogue por uns 10 minutos até liberar toda a agua, depois disso, coloque o acém temperado e refogue por uns 10 a 15 minutos, até todo o tempero se dissolver, mas não pode grudar no fundo, coloque um litro de agua, tampe a panela e cozinhe por uns 25 minutos. 




Depois desse tempo, verifique se as carnes estarão cozidas, adicione o camarão seco e os quiabos. O camarão seco parte eu coloquei inteiro e parte processado, finalize com o azeite de dendê, e cozinhe até o quiabo ficar macio. Prove o sal e sirva com arroz branco.

4 comentários:

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.