quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Está Calor? Que tal sorvete?





Convido você a tomar sorvete, mas não de qualquer formar, essa receita foi aprovada pelo meu melhor controle de qualidade: o zé. Fiz no Natal e na festa de virada de ano. Não foram dias de muito calor? E os últimos não tem sido diferentes. Quando eu retornava para casa o termômetro marcava 30 graus as 20 horas, fiquei pensando como seria perfeito um fatia naquele momento. E por que não?

Receita e Ingredientes para servir bem 8 pessoas.
Ingredientes para a base:
01 pote de sorvete de creme
01 xícara de biscoito de amido
100 g de manteiga
01 colher (sopa) com a mistura: cardamomo, cravo, canela, gengibre, todos moídos.

Ingredientes para o caramelo:
01 xícara de açúcar
200 ml de creme de leite sem o soro.


Ingredientes para o recheio:

Indico usar qualquer recheio, goiabada derretida, creme de coco, brigadeiro, trufa de chocolate, creme de nozes, creme de avelã daquela marcar famosa, por que não? As opções são muitas. Aqui no blog é fácil encontrar a receitar de alguns desses recheios.


Preparo:

De preferência use uma forma com de fundo falso para facilitar o final. O tamanho é no máximo 30 cm e mínimo de 25cm.

1º passo: Forre o fundo da forma com papel manteiga, reserve.

2º Passo: Faço o caramelo: em uma panela larga e com cabo, adicione o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo a panela em movimentos circulares sobre o fogo até derreter o açúcar, mas continue claro. Adicione o creme de leite, sem o soro, aos poucos, e mantenha no fogo até formar um caramelo que se desprenda do fundo da panela, não é bom que fique muito tempo, poderá talhar o creme de leite.  Reserve.

3º Passo: Faça a base da tora: triture na mão ou em um processador:  o biscoito, misture as especiarias e a manteiga gelada. Leve ao forno por 15 minutos, pré-aquecido a 180º. Deixe esfriar para o próximo passo.

4º passo: Com a base fria, forre as laterais com papel manteiga (molhe o lado do que vai na forma para facilitar a aderência), coloque metade de um pote de sorvete, para facilitar o manejo, deixe uns 15 minutos fora da refrigeração. Leve para refrigerar, até ganhar consistência do sorvete congelado.

5º passo: Coloque o recheio de sua preferência, na foto eu usei uma xícara de nozes triturada, 02 colheres de creme de leite, e uma lata de leite condensado, depois de pronto, é preciso estar temperatura ambiente para chegar até esse passo. Coloque sobre o sorvete, e leve ao freezer por 30 minutos.

6º passo: coloque a outra camada de sorvete e retorne ao freezer. Congele.

7º passo: Esse é o último, e de preferência só o faça na hora de servir, evita que em dias muito quente a sua torta derreta. Desenforme, cubra com o caramelo. 



Eu usei nozes e praliné de nozes para o acabamento da torta, alem da beleza aos olhos, sugere texturas variadas aos paladar.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.