quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Empadinha de salmão cremoso


Estava fazendo a torta de pera com queijo azul, no caso o gorgonzola, e sempre sobram restinhos de massa, às vezes jogo fora - o gostoso engorda - mas dessa vez resolvi aproveitar.


 


Listei a receita da massa e recheio para uma quantidade maior, mas você já sabe a dica, sobrou massa, tem as forminhas de empada, monte as empadinhas, pré-asse, e congele, depois é só fazer um recheio a gosto.
Outro dia fiz um molho branco e sobrou, como deixo tudo na geladeira com legendas, descongelei o creme de queijo, grelhei o salmão, coloquei cheiro verde, e com uma colher de sobremesa enchi as empadinhas, levei ao forno por uns quinze minutos - já comi três - o restante é para o pai do Zé.

Ingredientes:

Creme:
01 copo de leite
01 gema de ovo
01 copo de requeijão cremoso
100 g de queijo parmesão ralado
02 colheres (sopa) de manteiga
½ pacote de creme de cebola pronta
Sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto.

Salmão:
400g de salmão
01 limão
Sal e pimenta do reino a gosto

Massa:
200 g de farinha de trigo
100gr de manteiga com sal
01 gema de ovo
01 colher de chá de sal
02 colheres de chá de açúcar
Um pouco de agua bem gelada para dar ponto na massa

Massa:
Numa batedeira, coloque a farinha de trigo e a manteiga em cubos – a manteiga precisar estar bem gelada. Misture até obter uma farofa. Peneire a gema, e para facilitar a sua mistura na massa coloque um pouco de agua gelada, equivalente a uns 10 ml, a agua irá dar o ponto da massa. Coloque o sal e o açúcar. Quando a massa estiver macia, coloque sobre uma superfície lisa e limpa e cubra com plástico e deixe descansar por 01 hora. Para abrir a massa, coloque entre dos plásticos, e abra a massa numa espessura bem fina, quanto mais fina mais saborosa fica a empadinha no final, ou abra a massa na mão em pequenas porções. Unte as forminhas com óleo de canola e modele a massa. Pré-aqueça o forno a 180º e pré-asse as empadinhas por uns 15 minutos. Coloque o recheio e asse até doura-las.

Enquanto a massa pré-assa, faça o recheio.

Salmão:
Tempero o salmão com sal, pimenta do reino e limão, aqueça uma frigideira, coloque um fio de óleo de canola e sele os dois lados, doure bem, deixe e completamente cozido. Desfie e reserve. Utilize a mesma frigideira para fazer o creme de queijo.

Recheio:
Em um recipiente faça um mistura: o leite, o requeijão cremoso, o queijo parmesão ralado, a gema peneirada, e a mistura para creme de cebola pronta.  Coloque tudo na frigideira e cozinhe em fogo baixo, mexendo até obter um creme.  Finalize com a manteiga, sal, pimenta do reino e cheiro verde a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.