quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Oliebollen - Bolinho de Ano novo!

Foi mais um ano!




A vida está boa, seguindo...

A cidade de Santos tem nos recebido muito bem e, para nós, cada passeio pela cidade é uma descoberta. A orla, por exemplo, eu respiro fundo, aprecio a vista, e mais uma vez agradeço por todas as coisas boas que temos aos olhos e no cotidiano.
Esse ano foi, e ainda é um ano feliz, cheio de coisinhas do Zé, cheio de receitas na cozinha, de momentos vividos com a família.

Mas o que esperar do próximo, e do próximo e mais um próximo...?
Acho que ainda não caiu a ficha que esse ano esta terminando... Que o Zé agora é um menininho e não mais o meu bebezinho, e que já prefere comer sozinho, mesmo que adore a comida da mamãe.

Só lembrei agora que semana que vem começa a contagem toda novamente, 1º, 2º, 3º dia..., e para tal um novo projeto, uma nova oportunidade...

Um bom ano!

Nasceu o Tempero para Tudo, quase um filho, no entanto, esse eu me dedico pouco, só nas horas espremidas, entre escovar os dentes antes de dormir e as sonequinhas do Zé, isso porque, o Zé já tem ciúmes, já não consegue me ver com o computador no colo, vem de mansinho e se joga no lugar dele. Faz bico, birra e acaba conseguindo quando me olha com aqueles olhinhos pidões. Alias, adora pedir, abre a boca e fala: a-a-a, apontando para o centro da boca aberta e consegue, não resistimos a tanto charme e na casa da oma o deleite era o pão caseiro com manteiga e a nossa companhia.



Foi lá na casa da Oma que surgiu o convite para esticar mais um dia as nossas férias rápidas por lá. A Sabrina e o Alex nos convidaram para uma tarde de bolinho de ano novo, ou bolinho de óleo ou para o mais íntimos oliebollen.
Foi uma festa, e para o Zé a casa deles já é festa, mesmo se não tivesse tanta comida gostosa. Ele brinca com qualquer detalhe, com o cachorrinho, com o brinquedo inusitado, ou só pelo prazer de estar com o pé na grama, olhar pelo portão os carros de uma cidadezinha passando...


A receita de bolinho de óleo é uma velha conhecida para nós, só acrescida de mais alguns ingredientes.








É Aquele mesmo, preso nas nossas lembranças de infância, no carinho da vovó. Na saudade de alguém que te chamava de minha querida e te transportava para um mundo de afago e ternura. Do leite quente antes dormir... Das lembranças que guardo, como um vidrinho do melhor perfume feito pelo tempo.


E à tarde de terça, a última do ano, foi completamente especial. E a Sabrina nos deu a receita, para que junto com a sua família se permita a uma ultima confraternização do ano, e quem sabe a primeira de muitas lembranças.






Prepare a massa, reúna a família e frite o bolinho entre um conversa e outra, faça a sua retrospectiva, lembre-se de pessoas queridas que não esteja mais por aqui, abrace a que está do seu lado e deixa-a saber, o quanto é importante. Renove-se para um novo ano, uma nova oportunidade, um novo alvorecer.


Feliz 2012,

O Zé recomenda se sujar, colocar os pés no chão, tomar muita agua, usar protetor  solar  e curtir dias de sol e praia...

Ser feliz!
Comer bem!
Dormi muito!

Afinal, até para ele a velhice chegará, mais o que importa é viver...

Deliciosamente...


  
Vamos para a receita que a nossa amiga Sabrina Groot nos deu!


Oliebollen (bolo de óleo, bolo de ano novo)



Meu modelo de mão: Rob!

  
Ingredientes da massa:
01 kg de farinha de trigo
950 ml de leite
02 ovos
03 colheres (sopa) de açúcar
01 colher (sobremesa) de sal
01 colher (sopa) de manteiga
10g de fermento biológico
02 litros de óleo para fritar

Recheio:
Raspa de casca de limão e laranja
01 xicara de uvas passas sem sementes
01 xicara de maça azeda com caldo de limão, açúcar e canela
½ xicara de rum
Açúcar e canelar para passar o bolinho depois de frito.

Modo de Preparo:
1.      Deixe as passas de molho no rum por 30 minutos;
2.      1ª massa: junte o fermento biológico com o açúcar, 02 colheres bem cheias de farina de trigo e 01 copo de leite morno. Faça um mingau e deixe crescer por 15 minutos.


3.      2ª massa: junte à primeira massa, raspas de limão e laranja com os ovos batidos levemente, a manteiga, o sal, o restante do leite e farinha de trigo. Misture bem e deixe crescer por mais 30 minutos (coberto, até dobrar de tamanho


4.      Misture todo o recheio em uma tigela e depois o acrescente a massa com a ajuda dos dedos.
5.      Faça poções com duas  colheres de sopa e frite em óleo bem quente, em fogo médio, para não ficar cru por dentro.
6.      Sirva o Olibollen polvilhado com o açúcar e canela.

Fica uma delícia com um café com leite quentinho.

7 comentários:

  1. Feliz Ano NOvo!!! Muitas felicidades, saúde muito amor para vcs!!
    Saudades!!

    Bjx

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Aline,
    Felicidades no novo ano. Saudades

    ResponderExcluir
  3. Esse bolinho é realmente uma tentação. Uma delicia sem igual. Dá vontade de não parar mais de comer, o problema é que uma hora não cabe mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Esse bolinho é realmente uma delicia. Fica ainda mais gostoso quando comemos junto com que gostamos, amigos e familia. Não dá vontade de parar de comer.

    ResponderExcluir
  5. Hahaha... Alex... E por isso que ficamos 4 horas e meia na sua casa. Deu para digerir e recomeçar, hehehehe

    ResponderExcluir
  6. ai que delícia deu até agua na boca, estes bolinhos são mesmo delíciosos, e sinto muita saudades dos tempos em que me juntaca com esta mesma turma para comer.
    UM fantástico 2012 para todos e muuito sucesso.

    ResponderExcluir
  7. Seja bem vindo por aqui Diogo!
    Os bolinhos estavam perfeitos, até a sua oma e o seu opa aprovaram.
    Feliz 2012!

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.