domingo, 15 de julho de 2012

Codorna com Cuscuz Marroquino!



O Zé esta de volta!

Esse final de semana foi o ultimo das férias na casa da Oma, agora ele vai aproveitar novos amiguinhos no club de férias, antes das aulas retornarem.

Bom, e com o tempo frio é gostoso comer. Adoro ir para a cozinha e preparar uma comida saborosa para pessoas queridas. Esse final de semana não foi diferente.

Na sexta fiz uma receita de uma quiche de carne seca que precisei anotar as pressas os ingredientes, já que a sua criação foi momentânea, inspirada numa tarde de inverno, de sol brando, ventinho frio e as flores de Holambra. Nesse contexto foi o que tinha disponível na geladeira da Oma. Lógico que a carne seca foi sobras do Arraiá do Zé. Fico devendo essa receita. Prometo postá-la.

Mas o ponto auge da nossa comilança foi pequeninas codornas com um cuscuz suculento preparado com um caldo todo especial. Algo bem inusitado, não é? Acho que não pensamos em incluir Codornas em nosso cardápio o que é lamentável, já que a sua carne é magra e de fácil cocção. O mais conhecido por ai é um ragu de codorna com fettuccine na manteiga. Sua carne escura e macia é deliciosa. Apresenta pouca espessura, o tempero penetra fácil, o que realça o sabor. Sempre encontramos pratos requintados com a nossa pequena estrela do dia. Em geral é preparada inteira. Destrinchada e desossada se faz risotos ou caldos. Pode ser recheada, empanada, grelhada, assada ou mesmo ensopada.

Hoje é só a Codorna assada, depois de descansar numa marinada especial, e servida com cuscuz e legumes na manteiga e alho.


Codornas Assadas com Cuscuz Marroquino

 


Rendimento: 04 porções
Preparo: 30 minutos
Descanso: 2 horas
Cozimento: 30 a 40 minutos


Ingredientes:

Para as Codornas Assadas:
04 codornas

Para marinar:
05 dentes de alho
½ xicara de óleo
01colher de molho de soja
½ colher de café de canela em pó
Pimenta calabresa, pimenta do reino e sal a gosto.

Para o deglacear:
A marinada
50 g de manteiga
100 ml de vinho branco seco

Limpeza:
Limpe as codornas, retire excesso de pele, corte os pescoços (use no caldo). Corte a codorna ao meio, pelas costas, de forma de cada lada a asa e as coxas. Em agua corrente retire os excesso de sujeira.  Passe limão e lave em seguida em agua corrente.

Vamos para a Marinada:
Agora a codorna vai descansar numa marinada para absorver sabores e tornar a sua carne ainda mais suculenta.

Não retire a casca do alho, amasse-os. Junte todos os ingredientes, o que se tornará um caldo escuro. Lambuze as codornas. Costumo colocar tudo numa saco plástico e vou virando os lados a cada 30 minutos.

Passado 02 horas é a hora da cocção. Nesse intervalo deu para preparar o caldo e fazer o cuscuz e ainda os legumes de sua preferência.

Pré-aqueça o forno a 200º por 10 minutos.

Retire as codornas da marinada e espere escorrer o excesso. Reserve o liquido da marinada para deglacear.  

Aqueça uma frigideira grande, e de preferencia, fundo grosso e quando estiver bem quente, coloque o azeite. Sele as codornas, ambos os lados, por cerca de três minutos cada. Retire, coloque numa assadeira com o peito para cima. Retorne a frigideira. Coloque o resto da marinada, refogue por uns 03 minutos, junte a manteiga e o vinho branco. Aguarde pequena redução e coe por cima das codornas. Leve ao forno pré-aquecido cerca de 10 minutos e é só servir.


O que sugiro para guarnição:

Cuscuz marroquino



Ingredientes:

01 xicara (chá) de cuscuz marroquino
03 xicara (chá) de caldo de codorna (receita)
02 colheres (sopa) azeite de oliva
01 colher (sopa) de manteiga
100 g de pinholes torrados
01 cebola picada
½ xicara (chá) de uvas-passas
01 cenoura em cubinhos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
02 colheres (sopa) de salsinha picada
02 colheres (sopa) de cebolinha picada


Iniciar receita:
Comece pelo caldo.
A minha preferência fica em caldos naturais, feitos paralelamente à receita. Além de fazer uso de partes que seriam descartadas, a alimentação se torna mais leve, mais saudável.

Para esse caldo:
04 pescoços de codorna (também pode se juntar partes da asa)
01 cebola em cubos
01 cenoura em pedaços
05 dentes de alho amassados com a casca
02 colheres de óleo de canola
½ pimentão em cubos
Alecrim, tomilho, orégano e salsa (um talinho de cada)
Sal e pimenta do reino a gosto.

Preparo:
Refogue a cebola, com os pescoços das codornas, junte a cenoura o alho. Coloque 02 litros de agua, e deixe em fogo e baixo até reduzir para 01 litro. Coloque o sal e a pimenta e o cheiro verde só depois da redução.
 

O Cuscuz Marroquino:


Coloque o cuscuz marroquino em uma tigela refratária e adicione o caldo fervente e coado. Tampe com um prato e deixe hidratar por 05 minutos.

Acrescente 01 colher (sopa) de azeite de oliva, a manteiga e sal a gosto ao cuscuz. Misture bem e reserve.

Em uma frigideira grande, coloque o azeite, a manteiga, a cebola, a cenoura e as passas. Em fogo médio refogue até a cebola ganhar uma leve transparência. Coloque o cuscuz e mecha por uns 02 minutos, até todos os ingredientes se agregarem. Sal e pimenta a gosto. Finalize com os pinholes torrados, cebolinhas e salsinha picadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.