terça-feira, 10 de julho de 2012

Pizza!




Hoje vou recordar a receita de pizza napolitana que já fiz algumas vezes quando morava em Rio das Ostras. Retirei a receita de um livro que tenho há bastante tempo. Como essa receita a pizza fica fininha, com bordas crocante e muito deliciosa.

Lembro-me de uma ocasião que se não tivesse organizado tudo antes, não teria como fazer, faltou luz, fizemos pizza à luz de velas. E como não tinha forno a lenha, usava a minha churrasqueira americana, e ficava muito bom. A tampa ajuda a agregar calor e a pizza sai crocante e bem cozida.

E para hoje, dia 10 de Julho, comemora-se o dia de uma das iguarias mais cultuadas ao redor do mundo: a pizza! Uma aniversariante mais que especial e deliciosa. De fazer o Zé lamber os dedinhos, quando o entregador chega com a pizza ele entra em desespero, quer logo pega-la. Puxa a sua cadeira para a mesa e faz muita festa com todos os pedacinhos que devora. Temos as nossas quintas de dia da pizza.

Mas, vale lembrar-se da massa Pan, alias, já postei aqui a receita e é sempre sucesso quando preparo nos finais de semana em casa.


Agora com vocês uma deliciosa Pizza Napolitana.



Pizza napolitana:

Rendimento: 04 porções
Preparo: 25 minutos
Descanso: 3 horas
Cozimento: de 15 a 20 minutos.


Ingredientes para a massa:
15 g de fermento biológico
240 g de farinha de trigo
05 colheres de sopa de azeite
01 pitada de sal
Agua morna – quantidade necessária



Prepare a massa, deixe descansar, por 03 horas, e faça o molho de tomate:


Para preparar a massa:

Fase 1 – Dilua o fermento biológico em 3 colheres de sopa de agua morna. Deixe descansar até dobrar de volume. No tempo frio, como agora, pode levar mais tempo, mais fica de 15 a 30 minutos para o ponto ideal.

Coloque a farinha numa bancada de granito, ou tigela, e faça um buraco no meio, como um pequeno vulcão. Coloque uma pitada de sal, longe dedo centro, ali vamos colocar o fermento. Trabalhe com as mãos e acrescente, aos poucos, o azeite e um pouco de agua morna até a massa ficar elástica.

Fase 2 – Enfarinhe a massa e forme uma bola, polvilhe novamente com farinha e coloque-a numa vasilha grande. Cubra com um pano úmido e deixe de descansar por 3 horas num lugar morno. A massa deve dobrar de volume.

Nesse intervalo faça o molho e deixe descansar.  A receita vem depois da massa.

Fase 3 – Três horas depois, retorne para a massa.  Aperte-a para abri-la um pouco, numa superfície lisa e enfarinhada, e bata, varias vezes, com força até retirar todo o ar da massa. Abra primeiro com a mão e depois com o rolo de macarrão, a dica aqui é ter cuidado para não passar por cima das bordas para “não matá-la”, outro dia vi isso em um programa de culinária, e fiz o teste e ficou muito bom.

Fase 4 – Enfarinhe uma forma de pizza. Coloque a massa nela e vire 3 cm da borda para dentro da pizza, dando-lhe um formato arredondado. Cubra a massa com o molho de tomate, que deve estar frio, e coloque o recheio de sua preferencia, mas segue sugestões de recheio:


A base vai ser sempre a mesma: massa e molho.

Recheio 01: mozarela com rodelas de tomates e manjericão fresco;
Recheio 02: mozarela, calabresa fatiada e refogada no azeite, cebola e azeitona;
Recheio 03: cogumelo, cebola fatiada refogada no azeite e parmesão;
Recheio 04: atum e cebola refogada no azeite;
Recheio 05: mozarela, calabresa moída, refogada no azeite, com pimenta calabresa;
Recheio 06: calabresa fatiada e refogada no azeite, brócolis no vapor e lacas de parmesão;
Recheio 07: mozarela, calabresa fatiada e refogada no azeite, ovo cozido fatiado, cebola, pimentão amarelo em fatias finas tomate sem pele em fatias finas e azeitonas;
Recheio 08: mozarela, presunto e cogumelo;
Recheio 09: camarões salteados no azeite, rúcula, tomate seco e parmesão. (o recheio vai depois de assar a massa com o molho);
Recheio 10: creme de leite, chocolate e licor a gosto. (derreta o chocolate em banho-maria, junte o creme de leite aquecido e o licor).


Para o molho de tomate:
04 tomates italianos bem maduros
01 alho esmagado
01 cebola pequena picadinha
01 colher de chá de açúcar
Sal a gosto


Comece pela pele do tomate. Numa panela, coloque agua e deixe ferver. Coloque os tomates e deixe por 02 minutos. Retire, lave em agua corrente e ficará muito fácil soltar a pele dos tomates.

Limpe-os. Corte em cubinhos e reserve. Numa panela, refogue a cebola picada no azeite, acrescente o alho e seguida dos tomates. Coloque agua, eu costumo colocar a agua aos poucos até apurar o tomate uma poupa. Coloque o açúcar para cortar acidez e sal a gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.