sábado, 19 de março de 2011

Canja


O blog essa semana passou despercebido por mim. Não porque eu quis, mas porque a minha gripe, a gripe do Zé e a indisposição do papai do Zé não me deixaram fazer muita coisa.
Então, para hoje, vamos de Canja. Até porque a capital baiana amanheceu em baixo de chuva. Será o adeus do verão? As boas vindas de uma nova-velha estação? Uma estação charmosa. Aquela que nos permite ficar um pouco mais bem vestidos e ainda desfrutar de bons papos à mesa em noites com sopas, pães, queijos, fondue e tudo regado num bom vinho?
A preocupação estética com o corpo, com a pele bronzeada vai sendo posta de lado com a estação que termina, com as roupas básicas. Mas o cuidado com saúde, com uma boa alimentação, e cabeça saudável, não termina, até porque outros verões virão.

Vamos à nossa Canja. Pratica e rápida.

Eu costumo fazer refogados de frango e sempre cozinho o peito inteiro e depois congelo. Uso para uma torta, salada, ou Canja. Quero dizer que o meu freezer sempre está lotado de vasilhas com legendas e datas. Até congelo o caldo dos ensopados ou assados. Pode ser de peixe, o chester do natal, o pernil do ano novo, um ensopado cotidiano, sempre tenho um saquinho para guardar o caldo que sobra. Prefiro os naturais a aqueles de caixinha. Depois uso o caldo em tudo, sopa, risotos, molhos, tortas... E aqui, na minha Canja.

Aqui a receita agradou, e na sua casa?


Canja:
01 peito de frango desfiado
02 xicaras de chá de arroz cozido
02 batatas em cubos
02 colheres de chá de azeite
01 cebola picada
01 dente de alho
01 tomate sem pele picado
01 colher de sopa de extrato de tomate
¼ de pimentão picado
01 l de caldo de galinha
Sal e pimenta do reino e cheiro verde a gosto.


Iniciar receita:
Refogue a cebola, o alho, junte os restantes dos temperos, a batata e o arroz. Coloque metade do caldo e cozinhe por uns 10 minutos.  Em seguida adicione o restante do caldo. Quando adquirir fervura junte o frango, o sal, a pimenta do reino e cheiro verde vão a gosto. Mais 5 minutos e está pronta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.