domingo, 10 de abril de 2011

Pavê de Chocolate



A melhor parte foi ver a clarinha devorando o Pavê.

A festa foi tão boa no almoço que resolvi deixar registrado. Minhas irmãs vieram almoçar aqui em casa. Eba! Teve Cozido como prato principal (depois eu passo essa receita porque agora só tem espaço para a sobremesa).
Almoço de domingo é mais tarde e aqui em casa eu costumo esticar – breve ilusão de que o domingo dura mais – e a sobremesa é muito esperada no domingo onde não se controla a balança.
Então, em um dia chuvoso, acordei as 09h48hs com uma ligação da Paula confirmando o almoço. Alias, acordamos: o Zé, o pai do Zé e eu, até aqui, a casa era só soneca. Corri para preparar o nosso café da manhã, a papinha de frutas do Zé e, comecei o preparo do Cozido e lá pelas tantas dei conta de que não tinha planejado a sobremesa. Poxa vida! Assim eu iria decepcionar a Mari, minha sobrinha.  Faltava meia hora para o pessoal chegar, nada veio à cabeça. Pedi sugestão ao pai do Zé, e todo pedido dele tem chocolate no meio.
Uma sobremesa de chocolate e rápida e que esteja geladinha quando for comer, hum... Abri o armário e lembrei-me dos biscoitos champanhe que comprei outro dia. Fui tirando alguns ingredientes do armário, da geladeira, aleatoriamente, e acho que a receita surpreendeu, e a Clarinha – minha sobrinha e afilhada – provou e aprovou.

Então é isso, Pavê de chocolate da dinda da Clarinha.



Primeira camada:
200 g de biscoitos de champanhe
200 ml de leite
01 colher de essência de baunilha

Segunda camada:
01 lata leite condensado
200 ml de leite de coco
400 ml de leite integral
02 colheres de essência de baunilha
06 colheres de sopa de chocolate em pó
03 colheres de sopa de amido de milho
02 colheres de sopa de queijo ralado
02 gemas peneiradas

Terceira camada:
02 latas de creme leite
200 g de chocolate meio amargo derretido
100 g de chocolate meio amargo picado

Iniciar receita:
Comece a receita pela segunda camada: utilize uma panela e coloque todos os ingredientes, incorpore-os antes de ir ao fogo. Em fogo baixo cozinhe-os, sempre mexendo, por uns quinze minutos.  Reserve.
Terceira camada: Derreta o chocolate, pode até ser no microondas (2 min - mais rápido) ou banho-maria. Retire o soro do creme de leite. Coloque todo o creme de leite em um recipiente de vidro ou louça e aos poucos incorpore o chocolate derretido. O Chocolate picado é para a finalização.

Montagem:
Primeira camada: Misture o leite com a baunilha, molhe rapidamente o biscoito de champanhe na mistura monte em recipiente de sua preferência. Distribua por cima dos biscoitos a segunda camada, o creme de chocolate. Disponha a terceira camada, eu a chamo de trufa básica. Finalize com os pedacinhos de chocolate meio amargo.
E, não façam como eu. Planejem com antecedência, umas três horas, pelo menos. Ele fica muito melhor quando "descansa a sua beleza" na geladeira, por mais tempo.


Uau... Nossa primeira receita de sobremesa!

4 comentários:

  1. A cara, o peito, as pernas da Clarinha dizem o quanto ficou bom...
    Lindinha!!!!

    ResponderExcluir
  2. HUm... Estava bom,,, acabei de devorar o pedacinho que sobrou. A cada de quem foi pega no flagra. Mas as colheradas na boca em tempo recorde, não deu para registrar.

    ResponderExcluir
  3. Olá Agnes!
    O pavê ficou irresistível, basta ver a foto!
    Prazer em estar aqui!
    Convido para que leia e comente meu “Articulista Psicografado” no http://jefhcardoso.blogspot.com/
    “Que a escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  4. oie...que delicia!! fiquie com água na boca!!

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.