terça-feira, 26 de julho de 2011

Pastel doce


Acho que essa receia merece um espaço maior. Fez parte do nosso Piquenique no parque e do Arraiá do Zé, mas também, faz parte do dia a dia. Não é só um docinho para festa, é lanche gostoso, um acompanhamento para o café ou chá.  A receita é da tia Mary. Ela sempre faz essa receita em todas as festas da família - eu adoro - e não tem pastel doce melhor. Estamos prestes a nos mudar novamente, então, decidi de uma vez que preciso aprender essa receita.
Quando faço uma assadeira grande – quando digo grande é bem grande – o pai do Zé não descansa, tem que sempre passar na cozinha até comer vários deles. Admito que esteja pensando em fazer para tomar aquele café à tarde na casa da Oma. E, outro dia estava tomando o meu aqui em casa e o Zé pegou um pastelzinho e fugiu, quando vi já tinha devorado a metade, adorou, quando nos ver comendo pedi, insiste, faz birra, quer o pastelzinho.




Quando o Zé for maiorzinho quero fazer esse lanche caseiro e gostoso, com gostinho de infância, para ele saborear, por enquanto, só um pedacinho.
Estou aqui digitando, monitorando o relógio, porque tenho uns saindo do forno daqui a pouco, a casa fica com um cheirinho delicioso.
Que tal você tentar ai na sua casa?


Ingredientes:
½ kg de farinha de trigo
125 g de manteiga
01 colher de sopa de gordura vegetal
02 colheres de sopa de açúcar refinado
01 colher de sobremesa de sal
Leite – quantidade necessária (pouquinho)



Recheio:
Goiabada cortadinha








Finalização:
02 gemas para pincelar


Iniciar receita:
Faça a massa: Primeiro coloque todos os ingredientes num recipiente, por ultimo a farinha. Misture todos os ingredientes até que os torne uma farofa. Em seguida coloque um pouquinho de leite para dar ponto na massa e continue sorvendo a massa com as mãos, até obter uma massa lisa. Coloque a massa em um recipiente e espalhe um pouco de farinha de trigo, cubra com um pano de prato e deixe descansar por 30 minutos.


Enquanto isso, corte a goiabada em pedaços pequenos.



De volta à massa: abra a massa com um rolo de macarrão em uma superfície limpa e lisa. Deixe a massa com uns 03 a 04 milímetros de espessura. Use um molde para fazer circulo de 07 ou 05 centímetros e recheie com pedacinhos da goiabada. Feche, pincele gema de ovo. Coloque em uma assadeira untada com margarina ou papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200º por 20 minutos, ou tempo necessário. O ideal é que fiquem branquinhos para não endurecer a massa. Terminou de assar, ainda bem quente, peneire açúcar refinado por cima do pasteis, ainda na assadeira. Espere esfriar para servir.

2 comentários:

  1. Olá, Agnes! Sempre fui apaixonada por esses pasteizinhos, mas nunca havia me animado para fazê-los. Então, conheci o seu blog, não sei se vai lembrar de mim, participei com vc do conlab e como enviou o seu blog para darmos uma olhada, logo me interessei, pois adoro gastronomia. Essa foi a primeira receita do blog que me arrisquei, os pastéis ficaram bons, porém acho que coloquei pouco leite, sentir isso porque tive dificuldade de modelá-los, mas de sabor ficaram ótimos. Olha que nem sou tão boa assim em doces. Vou ficando por aqui.
    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana,
    Como vai? Que bom que vc esta por aqui, nos já nos mudamos para Santos.
    Adora essa receita e o Zé também, conscidencia, essa semana fiz também, mas, coloquei metade de massa integral, ficou muito bom.
    Acho que vai ajudar, uma dica: use os ingredientes em temperatura ambiente, misture com a mão, e só no final coloque o leite, primeiro faça uma farofa, depois o leite, e amasse bem, deixe descansar e na hora de abrir a massa, forre um saco plastico em baixo da massa e em cima(aquele que colocamos as frutas e verduras no mercado) depois que abrir a massa, retire o plastico e corte os circulos.
    Já se cadastrou com seguidora do blog, ai vc tem as novidades em primeira mão.
    Obrigada pelo carinho.

    Fico por aqui

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.