sábado, 6 de agosto de 2011

Chiclete de Camarão




Você tem planos de ir a Maceió?
Caso a resposta seja sim, não deixe de provar o Chiclete de camarão deles, é único.
Outro dia tivemos uma folga na agenda do pai do Zé. A ideia era passar um final de semana em um lugar gostoso, comer bem e dormir para recarregar as energias: arrumamos a nossa malinha e tivemos um excelente final de semana em Maceió e, até o Zé dormiu como nunca. Foi uma viagem muito gostosa.
A culinária local tem como base frutos do mar - um luxo - qualquer restaurante à beira da praia tem um cardápio de dar agua na boca e os preços são ótimos, e todos eles sem exceção têm uma plaquinha com a nossa receita: Chiclete de Camarão. Um convite para um prato regional delicioso.
Lá a receita é um segredo. No restaurante que jantamos, até mudaram de assunto quando eu perguntei sobre a receita. Tudo bem. Um taxista, que nos levou ao aeroporto, deu umas dicas. Realmente é delicioso. Faz-nos lembrar de uma fondue de queijo com suculentos camarões escondidos. Poderia ser um escondidinho de camarão em vários queijos.
Vamos desvendar essa receita, ou pelo menos tentar, mas o que vale à pena mesmo é fazer uma viagem a capital alagoana e comer delícias como o Chiclete de Camarão. Para aqueles que me conhecem sabe que investiguei com todos sobre a receita, desde o dono do restaurante Imperador dos Camarões, passando pelo taxista e, até quem deu “sopa” na praia. Perguntei. Falaram que a receita tem temperos, leite de coco, queijos e camarões, os dois últimos eu tenho certeza. A versão que comi, tinha um toque leve de tomate e um pouco de tempero, lembra o conhaque, e nada de leite de coco. Como a culinária em geral, trata-se de uma receita simples, a sofisticação fica em sua totalidade.





Ingredientes do Chiclete:
100 ml de leite
100 g de queijo mussarela
100 g de queijo parmesão
50 g de queijo gorgonzola
50 g de queijo gruyère
01 tomate bem maduro e sem pele
01 colher (sopa) de manteiga
01 cebola ralada
01 dente de alho ralado
Cheiro verde a gosto
Sal, pimenta do reino a gosto.

Camarões:
500 g de Camarões VM limpos
02 colheres (sopa) de azeite
50 ml de conhaque

Marinada:
Suco de 01 limão
01 dente de alho laminado
Sal e pimenta do reino a gosto



Iniciar a receita:
Comece pelos camarões, lave os em agua corrente e coloque-os na marinada. Faça isso pelo menos 01 hora antes de iniciar a receita.



O camarão:
Retire os camarões da marinada e deixe escorrer todo o tempero. Esquente uma frigideira, adicione um pouco de azeite e saltei os camarões bem rápido só para adquirir uma cor rósea, junte o conhaque, e agora você pode flambar de duas formas: vire a frigideira, delicadamente, até o fogo tomar conta ou coloque o conhaque na frigideira acenda um palito de fosforo longo e coloque fogo. Espere evaporar o álcool e reserve.


Chiclete:
Numa panela refogue o alho e a cebola, ambos ralados, na manteiga (coloque um fio de óleo para não queimar a manteiga). Bata o tomate sem pele no processador e junte ao refogado. Adicione o leite, misture bem e junte todos os queijos picados.


Gratinar:
 Use um recipiente que possa ir do forno à mesa: unte com um pouco de manteiga o fundo e disponha os camarões, coloque o chiclete de queijo por cima e leve ao forno pré-aquecido a 200º por uns 15 minutos ou quanto necessário para gratinar.
Como esse tempinho chuvoso, esse chiclete de queijo alagoano lembra uma fondue de queijo mais elaborado, por isso, aqui em casa, eu servi com um bom pão e um vinho tinto. Lá em Maceió os acompanhamentos são arroz e batata frita, mas no inverno até a comida pode usar roupas um pouco mais encorpadas, não concorda?

16 comentários:

  1. Meu Deus, isso deve ser de comer rezandoooo !

    ResponderExcluir
  2. Que delicia!!!! Uhmmm que saudade do seu divino tempero.
    Adorei o texto. parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Saudade de Maceió, vou fazer para a família, para tentar matar as saudades...

    ResponderExcluir
  4. Oi Agnes, acabei de conhecer seu blog e adorei o que eu encontrei.

    Estou te seguindo!!
    http://conversandoecozinhando.blogspot.com.br/

    Bjuuuu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, pode deixar que irei visitar o teu e conta comigo por lá.

      bjs

      Excluir
  5. Olá, tive a oportunidade de conhecer Maceió e o prazer em comer o chiclete de camarão de lá. É sensacional!!! Vou copiar a sua receita pra fazer quando tiver todos os ingredientes. Moro em Manaus, e gostaria de abrir um Drive Thru com essas delícias de camarão. Vc teria dicas de receitas rápidas e gostosas que possam fazer sucesso em drive thru? cintiatvl@gmail.com
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cintia, andei super ocupada com a universidade, mas conta aí, ainda tem a mesma duvida? Ainda posso ajudar? Me retorna agnescosta@ymail.com.

      bjs

      Excluir
  6. Eu adoro o Chiclete do Imperador, vou tentar sua receita! esses dias tentou outra mas ficou mais liquida e o chiclete deles é bem diferente!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prova essa receita e comenta aqui se funcionou. A dica é deixa para colocar a mussarela no final. bjs

      Excluir
  7. Essa foi a unica receita que encontrei que realmente se assemelha ao Chiclete de Camarao original, que, diga-se, é simplesmente o melhor prato que já comi. Sou apaixonada por tudo que se refere a camarao. O restaurante Imperador dos Camaroes esta super de parabens e vc tb pela receita. Vou experimentar a receita esse fim de semana. Obrigada!
    Apenas uma duvida? Serve quantas porçoes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa que legal. Eu adoro fazer essa receita no frio, fica muito legal, mas servir com arroz e batata frita como lá em Maceió tem o seu charme. Quando faço essa receita serve 4 pessoas bem. Mas vou dar um dica, deixa para colocar a mussarela no final.

      Obrigada,

      Excluir
  8. Adorei a receita! Perfeita! Ficou igualzinha... senti o gostinho de Maceió!!! Fez o maior sucesso em casa :)

    ResponderExcluir
  9. Acabei de fazer, ficou melhor que o de Maceió!!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá,adorei minhas férias em maceió!!principalmente experimentar esse maravilhoso chiclete de camarão no restaurante Imperador do Camarão,atendimento perfeito,sabores combinações extremamente sutis.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.