sábado, 10 de dezembro de 2011

SinterKlaas = Pepernootjes



É dezembro! Vamos aproveitar porque o mês passa mais rapidinho...


Já posso respirar, já fiz a prova de transferência da Unifesp, já saiu a nota, e estou muito feliz, agora de fato, vamos para as férias, e isso quer dizer que já posso voltar a brincar com as palavras e com a cozinha, muita diversão.



Na sexta (05-12) conseguimos a façanha de fazer uma viagem de 6 horas de Santos para Holambra, logico que teve uma passadinha não tão rápida por São Paulo – sem comentários o trânsito de lá – e o retorno seria no domingo pela manhã, a volta foi tudo bem.

Antes de vocês falarem que é loucura, vou falar o motivo especial; o Zé iria participar do seu primeiro SinterKlaas. A festa foi regada a balas, entregue pelos Pedro negos ajudantes do SinterKlaas, e com muitos pepernootjes  – um  tipo de bolachinha holandesa – O Zé adora.
Os pepernootjes  são mini cookies com uma combinação de especiarias,  típicos na celebração do Sinterklaas. O seu dia é celebrado na Holanda em 05 de dezembro, e como Holambra é colônia de Holandeses, a tradição continua.




As crianças chegavam à festa com sacolas, bolsinhas, copos, tudo decorado, para ganhar as balas dos Zwarte Piet e esperar os presentes que o SinterKlaas.






Todo ano o Sinterklaas chega da Espanha montado em se cavalinho, com seu ajudante e  um saco de presentes... Sai distribuindo com a ajuda de seu muito travesso ajudante, Zwarte Piet.  Em algumas tradições, Sinterklaas é bonzinho e magnânimo, em outros menos - crianças malvadas não apenas ficam sem presentes, mas são postas no saco e levadas de volta pra Espanha”. 
Mas ele não chegou de cavalinho, chegou de carro e logico que atracou o seu barco em Santos e seguiu viagem pela Bandeirantes até chegar "no Holambra”.



As crianças têm a função vital dessa festa, já que tudo é feito para elas, mas os adultos aproveitam cada momento. O espaço é bem gostoso e festivo. A criançada faz perguntas ao SinterKlaas, como por exemplo, quando custou a roupa dele, quanto tempo levou a viagem...


 Existem muitas diferenças entre o nosso Natal, que foi/é influenciado pela cultura norte-americana, e o Sinterklaas. Há um link bem legal com mais informação “Hoje é dia de Sinterklaas – datas festivas na Holanda”.

Não esqueci a Gabi e a Manu, as amiguinhas do Zé aqui no prédio,  tinha um pacote de pepernootjes  para elas. No dia seguinte a Gabi veio reclamar de quer não conseguiu parar de comer. Como a mamãe delas me perguntou se havia receita, fui atrás para colocar aqui no blog, solicitei a receita para a Sabrina Groot, ela entende muito dessa culinária, já que faz parte dela. Então, convidei as meninas e foi uma grande festa aqui em casa para fazer os “biscoitinhos”.




“Pepernootjes

Ingredientes:
140gr Farinha de Trigo
01 Colher (sopa) de Fermento em pó
90 gr de açúcar mascavo
50 gr margarina sem sal
40 gr manteiga sem sal
10 gr especiarias (canela, cravo, bicarbonato de sódio e erva doce)

Modo de Preparo:
“Corte a manteiga e a margarina em cubinhos. Junte todos os ingredientes numa tigela. Amasse tudo até obter uma massa homogenia e bem uniforme. Faça um tipo de mini rocambole, leve ao freezer por 15 minutos. Corte em fatias de 01 cm de espessura. Acomode-as em uma forma untada e leve para assar por 15 minutos em temperatura de 175°C. Retire do forno, deixe esfriar e bom apetite.””

2 comentários:

  1. Agnes!!!
    Que notícia boa - parabéns! Quero ir na sua formatura e em Santos!!!
    Adorei ver fotos do José, ele está grandão, lindo.
    Agora volte com tudo para o blog... já conheceu a rua do peixe aí?
    Bjs para tds

    ResponderExcluir
  2. OI Nádia,
    Logico que você virá,e venha antes para o Zé e o Joãozinho aproveitarem a praia e a infancia. Agora já tenho muitas coisinhas para o blog.
    Já fui na rua do peixe, apesar de que cada esquina aqui tem um pequena peixaria, mas fua lá, fica perto da faculdade, e comprei um salmão fresco para sashimi, e agora estou adequando o salmão marinado para entrada na seia de Natal, vou postar por aqui. Sempre acompanho o joão do blog, sempre as pressas, mas agora com mais calma.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.