sexta-feira, 8 de julho de 2011

I Jornada de Serviço Social e Realidade Regional









Uma das disciplinas desse semestre na faculdade foi Realidade Regional.  Com atividades de campo, a nossa I Jornada de Serviço Social e Realidade Regional e uma equipe bem unida.  Adorei ter participado. Já sinto saudades das nossas segundas e quintas, onde eu sempre tinha que sair às pressas para pegar o Zé na escolinha dele.
Uma das nossas atividades foi compor uma cartografia da capital baiana.  Fizemos visitas em alguns territórios da cidade: feira de são Joaquim, subúrbio ferroviário e para algumas, Pelourinho, Centro econômico histórico e o Curuzú. Onde capturamos, dentro da nossa sensibilidade, imagens da cidade que ilustrassem a pobreza, precariedade, exclusão social, espacial e a violência na paisagem urbana, tudo isso mascarado pela atmosfera de encantamento e beleza que tem a nossa capital.
E com a fala da nossa ilustre professora Márcia Tavares, que nos abre as portas para esse mundo novo e nos dar um olhar inquieto e questionador:

“A I Jornada de Serviço Social e Realidade Regional é parte deste olhar lançado pelo Serviço Social sobre Salvador, na medida em que se propõe a refletir sobre a dinâmica das relações que se esconde nos bairros, recantos e encantos da cidade, revendo as trajetórias urbanas e territórios que, de tão acostumados a olhar e percorrer, deixamos de perceber suas particularidades e códigos, cheiros, significados, conexões e mediações, mudanças e continuidades, resistências e convergências que compõem o cenário de Salvador, no qual também somos atores”.



E a I Jornada foi ontem. A nossa equipe fez bonito e tudo ficou tudo perfeito. Agradecemos aos conferencistas e participantes, principalmente ao grande professor Rafael Arantes, o primeiro a abraçar a nossa ideia.  E, ao professor Hamilton que nos levou ao subúrbio ferroviário. Acredito que precisamos de mais pessoas com a sua historia e sua participação na sociedade.





E lógico, como tudo nesse blog acaba em comida, não poderia deixar passar esse tópico: teve comida. O nosso Coffee Break. A Tais e a Tereza me ajudaram na preparação e, também, cuidar do Zé durante o preparo.



O nosso orçamento era/é de estudante. Fizemos uma “vaquinha” para toda a organização, desde material de divulgação até as comidas e bebidas. Por isso, procurei trabalhar com receitas mais em conta financeiramente. E houve modificações em algumas já bastante utilizadas por mim, para encaixe no nosso orçamento e vale deixar registrado aqui duas delas:




O Pão delícia ganhou roupagem nova:

Ingredientes:

Recheio:
01 peito de frango cozido
01 xícara (chá) de leite
01 xícara (chá) do caldo do cozimento do frango
02 colheres (sopa) de farinha de trigo
01 gema
01 colher (sopa) de manteiga
50 g de queijo parmesão ralado
02 colheres de sopa de requeijão cremoso


Para a cobertura:
03 colheres de sopa de manteiga derretida
01 maço de salsa.




 
Iniciar receita:
Utilize a receita do Pão delicia. Siga as instruções até a parte do recheio. Faça o recheio. Cozinhe o frango à sua preferência. Separe uma xicara do caldo do cozimento e desfie o frango. Numa panela junte todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo bem ate obter um creme suave. Deixe esfriar para usá-lo.

Depois de rechear os pãezinhos finalize com a cobertura: Lave a salsa e espere secar, não corte molhada, não vai dar certo. Enquanto isso pincele a manteiga derretida nos pãezinhos. Separe as folhas da salsa dos talinhos, só utilize as folhas, pique bem pequeno, e coloco num recipiente e de um banho nos pãezinhos com a salsa picada, um a um.

A segunda receita se trata do bolo salgado de liquidificador com recheio de queijo e presunto:

Bolo Salgado recheado ou Empanada




Ingredientes:

Massa:
03 xicaras (chá) de farinha de trigo
01 xicara (chá) de óleo
01 colher de sopa de fermento
04 ovos
Sal a gosto
01 xícara (chá) de leite
Um pouco de salsa para equilibrar o sabor da massa




Para o recheio:
300 g de queijo mussarela em fatias
300 g de presunto em fatias


 


Iniciar receita:
Separe as gemas das claras. Coloque todos os líquidos, a salsa e o sal no liquidificador e bata bem. Paralelamente, bata as claras em neve. Num recipiente coloque a mistura batida no liquidificador, e aos poucos, junte a farinha. Em seguida o fermento e cuidadosamente, adicione as claras.
Use uma assadeira untada: Disponha metade da massa na assadeira e forre com as fatias de queijo e presunto. Cubra com o restante da massa. Leve para assar com forno pré-aquecido a 200º por 30 minutos, ou tempo necessário. Depois de assado, pincele manteiga e decorre com queijo ralado, corte em quadradinhos para servir.

E é isso, o semestre 2011.1 - Ufba, está no final. Até o dia 15 o nosso futuro é incógnita. Lembra que falei que Salvador é passageiro? Depois dessa data saberemos mais, se for para ficar estou decidida que é uma ótima escolha. A Ufba me acolheu muito bem. A Mobilidade Acadêmica veio na hora certa.  E quanto aos meus coleguinhas de sala, de início, houve algumas atribulações - entendo a resistência de alguns para alguém que só está de passagem – hoje já me sinto de casa. Mas, que fique bem claro, se for possível Salvador será o nosso atual e “próximo destino”. Então voltamos a conversar dia 15.

6 comentários:

  1. Bom dia minha querida!
    seu blog está recheado de delícias e notícias,
    amu entrar aqui.
    Agnes essa semana vou tentar fazer o pão delícia, tenho medo em não acerta, será que para um pequeno teste posso fazer meia receita?????
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Kelly,

    Ando na correria, por conta disso so respondi agora.
    Espero que tenha feito a meia receita, funciona bem sim, e na duvida me pergunte mais.

    bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Agnes mamãe amou sua nova descoberta com a salsa. Ahhh... ela já pediu a receita opks.

    ResponderExcluir
  4. Oxe tais, a receita está no blog http://agnescostarotava.blogspot.com/2011/02/pao-delicia.html
    Um beijo para a sua mamãe.

    ResponderExcluir
  5. Ai que saudade do pão delicia!! essa matéria do seu blog me lembrou a época em que eu estudava turismo e tinha esses trabalhos de campo e sempre tb acaba com um lanchinho...nada comparado ao pão delícia! rs
    Saudades!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Oi aline, Eu ja estou com saudades do pessoal da ufba, sempre deixo muitas pessoas facinantes pelo caminho, que pena.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.