terça-feira, 6 de setembro de 2011

Frango Casanova - Holambra



Estamos de casa nova. A nossa nova cidade é Santos. Agora Santista, somos Santos desde “criancinha” e vamos morar há umas quadras da Vila Belmiro, ai já viu, o Zé irá ao estádio com o dindo e o papai e quem mais quiser ir junto.


Mas hoje, estamos em Holambra, a vida de hotel, literalmente cansa, o Zé estava muito cansado, irritado com o espaço limitado e eu super cansada com ele nos dando trabalho. Ai, resolvemos o problema aqui na casa da Oma, como todo o espaço e o gramado para o Zé correr. E aqui tem cozinha. Ela até me deixa preparar umas coisinhas, mato a saudade, fico bem mais feliz, normalmente, me limito a ajudar, a aprender, a observar, e quase sempre fico responsável pela sobremesa ou algum acompanhamento, ela sempre faz o prato principal, sempre uma delicia, mas hoje ela ficou com o Zé e eu na cozinha. Adorei.


Momento suspiro do Zé... Cansou?

E a rotina está bem boa por aqui. Holambra está em festa. A Expoflora vai até final de setembro e é uma diversão sair de casa para ver a exposição de flores, ambientes, venda de artesanato e uma variedade de comidas típicas a disposição da visão e do paladar.

Aguardem as fotos.

Hoje à tarde fomos tomar café e comer Oliebollen, no Restaurante do Museu de Holambra, o Zé adora, é simplesmente, um bolinho com pedacinhos de frutas e uva passa. Frito no óleo e com aquela camadinha branca de açúcar por cima, um conforto nos dias frios. Além desse prato, você encontrará muitas comidas típicas e a oportunidade de conhecer a história de Holambra e dos seus pioneiros.
Mas, aqui a culinária é bem diversificada. Por exemplo; que tal tomar um creme de rosas, lá na confeitaria Zoet-en-zout, na maior exposição de flores do Brasil? O Zé tomou e aprovou. Todo ano eles têm um lançamento de doce e esse ano é em homenagem aos 100 anos de imigração holandesa: uma junção de massa foleada holandesa e o nosso mais conhecido fruto; o maracujá - Draaimolen (que significa carrossel, da vontade de conhecer só em olhar).

Então é isso...
Para aqueles que sempre estão por aqui, peço desculpa pela desatualização do blog.

E vamos à receita de hoje que já faz parte do cardápio de comida saudável e leve na casa da Oma. Aproveitei o momento tranquilo - a Oma estava no quarto colocando o Zé para dormir - enquanto, eu preparava o nosso almoço. De sobremesa pudim de tapioca, depois passo essa receita.

Nunca foi tão rápido fazer uma refeição leve e saudável. Anote a nossa mais nova receita do Tempero para tudo:






Tempo de preparo: 30 minutos (sem a marinada)
Tempo de cozimento: 15 minutos
Rendimento: 04 porções


Ingredientes:

Para a marinada:
01 peito de frango
01 colher (sopa) de molho de soja
01 colher (sopa) de molho inglês
03 dentes de alho laminado
02 colheres (sopa) de óleo
02 colheres (sopa) de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto

Para o molho:
03 dentes de alho laminado (utilize o alho da marinada)
02 cebolas cortadas em cubos grandes
01 colher (chá) de açúcar
01 colher (sopa) de amido de milho
03 colheres de molho de soja
01 xicara (chá) de agua

Acompanhamentos:
05 batatas
01 maço de brócolis
03 cenouras
Manteiga – quantidade necessária
Alecrim, salsa e cebolinha a gosto (só nas batatas).
Sal a gosto

Vamos preparar a nossa refeição:
Limpe o frango corte em bifes, lave em agua corrente e reserve. Utilize o um saco plástico para fazer a marida, é bem mais fácil. Fatie o alho em laminas bem finas e misture todos os ingredientes no saco e coloque o frango. Faça isso pelo menos 01 hora antes.

Limpe a batata, a cenoura e o brócolis. Corte as batatas em quatro partes. As cenouras em fatias, o brócolis separe as pequenas “arvores”.
Cozinhe no vapor, separadamente, os brócolis e a cenoura. Cozinhe as batatas em uma panela com agua e sal, reserve-os em recipientes distintos.

O frango:
Utilize uma frigideira, aqueça bem e coloque o frango, espere 03 minutos e mude o lado. Reserve.
Faça o molho: Em um recipiente junte todos os ingredientes líquidos e secos do molho.

O molho:
Use a mesma frigideira para fazer o molho, não lave, só retire o frango, coloque as cebolas e o alho (aquela da marinada), quando as cebolas estiverem macias (isso é rápido) coloque a mistura do molho, mexendo sempre até engrossar. Caso queria incrementar coloque champignons fatiados.  

Acompanhamentos:
Utilize uma frigideira limpa, coloque um fio de óleo e metade da manteiga para aquecer, passe a cenoura e o brócolis na manteiga e sal a gosto. Siga na mesma frigideira; coloque o restante da manteiga passe a batata e finalize com o cheiro verde picadinho (só na batata). Monte o prato e Aprecei a boa e alimentação. Mas ainda sou a maior fã de arroz com feijão, salada e um ovo frito, mas isso só às vezes (o ovo).

Frango Casanova - direto de Holambra.

5 comentários:

  1. O Zé ta cada dia mais lindo! já esta um rapazinho....
    Que legal que já esta de casa nova!
    Felicidades p/ vcs!

    Bjx

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline,

    Faz tempo desde o seu ultimo recadinho aqui. Estamos bem, na casa da Oma, esperando a mudança, sabe como é a burocracia, mas contentes. O que tem achado do blog?

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. oi agnes. Sou Maria, irma mais nova do nono jorge.Achei as fotos lindas. Soube do blog no domingo quando conversei com o jorge.Ainda nao fiz nenhuma receita.Talvez nao encontre todos os ingredientes, mas vou tentar. O gurizinho Ze ta lindo.Beijos. Tia Mariazinha

    ResponderExcluir
  5. Oi Tia Maria (me sinto intima)

    Estamos muitos felizes com a sua presença ilustre no blog. Aqui me divirto com a comida. E aproveito para deixar quem esta longe com mais saudades do Zé. Realmente, os ingredientes do blog têm sido voltados para a culinária nordestina, mas aos poucos vou atualiza-lo com um pouco do Sudeste e em janeiro, quem sabe do Sul. O Zé tá aqui aprontando na Casa da Oma e todos os dias quando o Seu Jorge chega é uma diversão.
    Beijos e hoje fico por aqui.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.