segunda-feira, 30 de julho de 2012

Caldo Verde


Ainda é inverno. 

Mas, confesso que às vezes esqueço-me desse pequeno detalhe. Esse final de semana foi um desses.

De nublado foi para sol de verão e na segunda feira, só podia ser segunda feira, veio àquela chuvinha fina, triste, de preguiça, nos fazendo esquecer-se da luminosidade do sol, de ainda ontem.







O Zé adora praia, adora agua, se deixar, passa horas no seu banho. Leva todos os seus carrinhos - brum brum – para o chuveiro e é uma farra.


E lá fomos nós, o pai do Zé, eu o tio Heraldo (esse não perdia a meteorologia de vista, para o sol marcar presença) e logico, o Zé. Fomos conhecer a praia da Enseada, em Guarujá.


 



Uma vergonha...
 

Estamos há quase um ano em Santos, e pouco conheço da região. O que é dinâmico, porque muda... E, uma forma de transformar, atualmente, faço parte de uma pesquisa para o ministério da Saúde, numa parceria com algumas universidades, a Unifesp é uma delas: Pmaq-Atenção basica: Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica – “O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil”.


Além de começar (um grão de areia) a entender a realidade que se encontra a saúde dentro das Unidades Básicas, aqui no Estado. De ouvir dos usuários sobre a qualidade prestada para a comunidade, de conhecer gente, conhecer historia de muitas vidas. Estou apaixonada pelo novo mundo que esta aí. E quero trilhar esse caminho como futura Assistente Social, mas sei que tenho muito chão pela frente, ainda mais que ainda estamos em greve, o primeiro semestre desse ano não acabou.  Além disso, tudo, ainda, conheço muitas cidades do ABC e Baixada Santista.
E o Zé fica na escolinha, e eu viajo, e volto, todos os dias. E, depois de busca-lo no Liceu Santista, paramos para na nossa rotina deliciosa: o nosso jantar, segue receita, quem sabe você se anima a fazê-la, é bem rápida e ideal para o dia atual.

Caldo Verde da mãe do Zé
05 batatas do reino
01 colher de óleo de canola
01 cebola em cubos
02 dentes de alho amassados
01 litro de agua quente
200 g de calabresa fatiada
30 g de bacon fatiado
½ maço de folhas couve fatiadas
Sal e pimenta do reino a gosto

Iniciar receita:

Numa panela grande, coloque um fio de óleo de canola, refogue a cebola, junte o alho e as batatas limpas, descascadas e cortadas em cubos. Coloque a agua quente, ou caldo de legumes. Cozinhe por uns 10 minutos, ou quanto necessário. Recomendo não cozinhar demais, o ponto ideal é por fora bem macio e por dentro ainda resistente, não cru, mas quase al dente. Use um mexer e processe até se tornar um caldo liso e cremoso. Reserve.

Use uma frigideira, refogue o bacon até doura-lo. Junte a calabresa e refogue até a bordas ficarem douradas, coloque o couve fatiado, mexa bem. Coloque uma concha do creme, e mexa, isso é fará com que as sobras das carnes se desgrudem da frigideira e doe mais sabor. Coloque a mistura na canela com o creme de batatas, devo ao fogo e acerte o sal. Eu mudei um pouco a maneira de usar a calabresa. Deixe de usar em cubos pequenos, como a maioria das receitas que já tomei e cortei em fatias bem finas, finíssimas. Deu um resultado incrível, o sabor intensificou e a calabresa não fica no fundo, e sim numa mistura homogênea.

Na hora de servir não se esqueça da pimenta do reino e do azeite extravirgem.

4 comentários:

  1. Deu vontade, já anotei os ingredientes e hj vou fazer! Sempre boas dicas Agnes! Sábado mesmo falamos de vc, da receita da costela desossada delícia!! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  2. Mari é um prazer receber você por aqui, e ainda mais por saber que aprovou a nossa comidinha (nutricionista de grande referencia). Esqueci de dar uma dica na postagem, mas, as vezes faço o mesmo caldo com ianhame, fica mais nutritivo, correto?
    Bjs e saudades,

    ResponderExcluir
  3. O bom é variar mesmo, os dois são ótimos, tanto a batata quanto o inhame tem bastante nutrientes e carboidrato pra nos dar energia! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbara,

    Para seguir o blog, clic em participar deste site e cadastre uma conta do gmail ou yahoo.

    Eu gostei da sua opção de ingredientes. Pode ser 04 tipos: portobello, paris, shimeji e shitake.
    Para fazê-los, basta fazer o caldo como na receita, e em uma panela separada colocar 01 colher de manteiga e refoga-los rapidamente, depois junte ao caldo, finalize com um pouco de cebolinha. Gosto também de bacalhau com ovo de codorna, frango desfiado com camarão seco. Um beijo.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.