terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mariscada



A nossa receita de hoje, e primeira do blog, tem até um festival durante o mês de outubro no Povoado de São Bento - Maragogi – AL.
Na receita sugeri uma variedade de mariscos e frutos do mar da região. É fácil encontrar bandejas prontas para a Mariscada, isso facilita, já vem à quantidade necessária de cada ingrediente. 
Aqui em Salvador, quando vamos a um restaurante é servido uma mariscada ou moqueca com um molho cremoso que não se consegue em casa. Vou postar aqui a base desse molho. Um segredinho fornecido por um cozinheiro em Morro de São Paulo / BA, de quando passamos um final de semana por lá. Eu estava grávida e o cozinheiro achou melhor não me negar.
Para a receita ficar perfeita, é bom lembrar-se de usar ingredientes de excelente qualidade e não tampar a panela durante o cozimento.


Mariscada:
250 g mexilhões
250 g sururu
250 g de aratu
250 g de siri catado
250 g lulas
250 g polvo (já cozido)
300 g camarão fresco
02 postas de peixe (da sua preferencia)
03 Limões

Leite de coco:
01 coco seco
01 coco verde
500 ml de água

Base do molho:
02 cebolas
03 dentes de alho
03 tomates s/ pele
01 pimentão pequeno
02 colheres de sopa de amido de milho
04 colheres sopa de azeite de dendê
03 colheres sopa de azeite de oliva
01 maço de coentros
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Finalização:
01cebola grande em rodelas e duas pimentas dedo de moça.


Iniciar o preparo:
Separe e lave todos os ingredientes com os limões, reserve. , na receita usei 02 postas de vermelho.
Retirar o leite do coco seco: Quebre o coco seco, retire a casca e corte em fatias finas. Com a agua do coco verde, uns 500 ml, bata no liquidificador e retire o leite de coco mais grosso, peneire, devolva para o liquidificador o coco e coloque mais 500ml de agua para retirar o leite de coco fino.
Em uma panela, pode ser de barro ou uma frigideira funda de uns 30 cm de diâmetro, vamos refogar os temperos, onde faremos o molho para cozinhar os frutos do mar.


A base do molho será todos os temperos refogados e prontos para receber os outros ingredientes para o cozimento. Primeiro corte todos os temperos com exceção do coentro. Pegue um barbante amarre-o para só libere o sabor, reserve.




Base do molho:
Numa frigideira coloque o azeite de oliva, comece refogando a cebola, o alho e adicione o amido de milho. Em seguida os tomates, pimentão e o azeite de dendê. Coloque o amarrado de coentro e sal e pimenta a gosto. Para cozinhar os temperos junte o leite de coco ralo aos poucos sempre mexendo. Essa é a parte da receita que requer mais atenção, já que formará um molho base da mariscada, e para isso será necessário, ir adicionando o leite de coco ralo aos poucos até os temperos se fundirem.
Como cada alimento terá o seu cozimento diferenciado: Adicione todo o leite coco grosso e comece com o peixe, cozinhe por uns 10 minutos, em seguida os mariscos, mexilhões e o siri por mais10 minutos, e no final o polvo a lula e o camarão e as rodelas de cebola e as pimentas, cozinhe por apenas 3 minutos. Retire o amarrado de coentro e sirva com arroz branco. Sirva com arroz branco.

4 comentários:

  1. uhmmm!! Que delicia...mais muito dificil de fazer...rsrsrs
    Vou esperr uma mais facinha...

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar. Vai que dar certo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. oi fiz essa moqueca no domingo mas como a receita acima não disse p quantas pessoas assim acabei mim perdendo na base p cozinha os frutos do mar,ficou gostoso mas muito aguada ralamas valeu experiência.

    ResponderExcluir
  4. oi fiz essa moqueca no domingo mas como a receita acima não disse p quantas pessoas assim acabei mim perdendo na base p cozinha os frutos do mar,ficou gostoso mas muito aguada ralamas valeu experiência.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.