domingo, 1 de maio de 2011

Risoto de Carne Seca na Cesta de Queijo.


Especial dia das Mães!




E, que tal deixar a mamãe de folga da cozinha?

Caso você seja a mamãe e não tenha outra opção a não ser cozinhar. Então, vamos fazer receitas de dar agua na boca parar ganhar muitos presentes nesse dia especial.
Esse será o meu primeiro dia das mães com o Zé me dando beijinhos. Ano passado ele me dava chutes na barriga, não me deixava assistir a aula sentada corretamente, enjoava o novo desodorante do pai do Zé a cada semana, não conseguia tomar suco de caju, estava com quase 25 k a mais, não gostava tirar fotos, etc. etc. etc. Mas, acreditem - tudo era sublime.  
Hoje ele dá os seus passinhos pela casa, dá um sorrisão quando me vê e faz montinho nas minhas costas toda vez que me sento no chão para brincar com ele. Isso é mágico... É surreal. Um viver no nosso pequeno paraíso.




Mas vamos falar de comida, e melhor do planejamento da comida. Já que o planejamento de um prato com antecedência facilita muito a sua elaboração. Por conta disso, é que eu sempre acho a maioria das receitas postadas rápidas e básicas. Sei que estou errada, uma falha minha. Mas, isso se dá pelo fato de que fico revisando a receita varias vezes antes de fazê-la, isso faz com que eu ache muito fácil e pratica. Sempre tenho vários caderninhos de anotações pela casa, quando tenho uma ideia aproveitadora para elaboração de uma receita, anoto. Não quero esquecer.
Foi isso que aconteceu com esse prato. O Elói adora carne seca, procuro sempre inovar nas receitas para ele, e quem não gosta? Eu adoro. A receita de hoje é Risoto de carne seca. Mais ai a dica uma charmosa cestinha de queijo para servir o delicioso risoto.
 
 
Risoto:
01L de caldo de carne
200g de arroz para risoto
01 cebola
200 g de carne seca
100g de queijo parmesão ralado
200 g de abobora em cubos
02 colheres de manteiga
Açafrão a gosto.
Salsinha para finalizar.

Carne seca:
Vamos iniciar a receita pela carne seca: é preciso retirar o excesso de sal.
Corte a carne um cubinhos, coloque em um recipiente com 01 litro de agua. Troque a agua a cada hora por umas 4 horas. O pré-cozimento da carne é separado do risoto, já que se trada de uma carne mais dura. Em uma panela de pressão refogue cebola e alho, junte a carne, 300 ml de água e cozinhe por 25 minutos. Depois de cozida numa frigideira puxe a carne seca na manteiga: aqueça uma frigideira, adicione a manteiga, junte a carne, mexer por cerca de 3 minutos. Reserve.

Dica: o caldo de carne precisa estar bem quente para iniciar o risoto, de preferência mantenha-o no fogo até usa-lo.

Risoto:
Em uma panela de fundo grosso refogue a cebola em uma colher de manteiga a abobora. Inclua o arroz e refogue bem, em seguida junte a abobora, o açafrão e um pouco do caldo quente. Sempre mexendo.  Quando o caldo for absorvido, volte a adicionar o caldo. Mexer de vez em quando. Repita esse passo quantas vezes necessárias. Quando o arroz estiver ao dente coloque o queijo e mexa até o arroz ficar macio, finalize com a carne seca, a manteiga e a salsinha.
Cestinha:
Para cada cestinha: 04 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, grossamente.


Ultilize um recipiente de uns 10 cm como molde e uma frigideira com teflon de 30 cm de diâmetro. Aqueça a frigideira e disponha o queijo preenchendo todo o fundo, leva poucos minutos para o queijo derreter, quando a borda começar a dourar, está pronto. Modele sobre o molde, espere esfriar e retire.

Sirva o risoto dentro das cestinhas.

2 comentários:

  1. Essa cesta de queijo fica linda e muito gostosa.Alías, tudo com queijo fica magnífico né?
    Parabêns.

    ResponderExcluir
  2. Daniele
    Agnes, meu bem.. adorei essa cesta de queijo. Vou tentar fazer e te aviso o resultado!
    bjos

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.