domingo, 29 de maio de 2011

Lasanha

Lasanha de queijo e presunto e Lasanha de frango com requeijão.





Final de semestre se aproximando, isso quer dizer que não tenho muito tempo para ficar aqui no blog – o que é uma pena – mas vamos seguindo, já que tem férias logo ali.

As meninas da faculdade passaram o sábado aqui em casa fazendo montagem do nosso seminário. Lógico que ninguém consegue estudar de barriga vazia. Mas como não poderia tirar o foco dos estudos e me dedicar à cozinha. Eu deixei as lasanhas prontas de véspera, é só foi preciso esquentar.  De sobremesa Mousse de Maracujá.

O trabalho rendeu muito. Será? Veja foto a seguir.














Quanto a nossa lasanha, segue duas receitas: frango com requeijão e queijo com presunto, para satisfazer o paladar geral. O que diferencia essa receita é o molho caseiro e de tomates italianos sem pele, caso não queira ter o trabalho de tirar a pele, compre o tomate sem pele enlatado, mas terá que tirar a sementes em qualquer caso. Não bata no liquidificador. Deixe o tomate picado com pedaços irregulares, isso vai dará um toque especial.

 


Molho para as duas lasanhas:
01 kg tomates italiano sem pele
01 cebola peq. picada
01 dente de algo picado
02 colheres de azeite
03 colheres de extrato de tomate
02l de agua
01 colher de sopa de açúcar
Manjericão, sal e pimenta do reino a gosto.

Para a lasanha básica:
01 pacote de massa para lasanha
300 g de queijo mussarela
200 g de presunto
200 g de peito de peru defumado
50 g de queijo parmesão ralado para finalizar

Para a lasanha de frango com requeijão:
01 pacote de massa para lasanha
300g de queijo mussarela
500 g de frango desfiado
200 ml de requeijão cremoso
50 g de queijo parmesão ralado para finalizar

Iniciar receita
Inicie pelo molho, já que a massa eu utilizo aquela que vai direto ao forno, sem precisar de cozimento anterior.

Molho:
Refogue a cebola o alho e junte os tomates picados. Junte o açúcar – ele vai cortar a acidez do molho - Mantenha no fogo até reduzir a agua pela metade. O molho precisa ficar mais liquido do que o que se costuma fazer para outros pratos, isso porque no forno ele vai cozinhar a massa da lasanha e reduzir a sua quantidade,  de volta ao cozimento na panela, levará cerca de uma hora em fogo bem baixo. Para a finalização: sal, manjericão e pimento do reino.
A quantidade do molho é para duas lasanhas - serviu 09 pessoas. Para fazer uma só lasanha: diminua a quantidade dos ingredientes do molho para metade e prepare a lasanha da sua escolha. Eu prefiro a de frango com requeijão.

Lasanha básica:
Um recipiente que possa ir ao forno, comece untando-o. Forre com uma camada fina de molho, seguido da massa para lasanha, molho novamente, o queijo mussarela, o presunto, o peito de peru, e mais molho. Repita quantas vezes necessárias. Finalize com o molho e queijo parmesão ralado.

Lasanha de Frango com Requeijão:
Misture o requeijão ao frango, uma sugestão é usar sobrecoxa de frango. Na montagem segue o mesmo passo da lasanha básica: em um recipiente que possa ir ao forno, comece untando-o. Forre com uma camada fina de molho. Segue com a massa para lasanha, a mistura do frango e requeijão,  molho novamente, o queijo mussarela, e mais molho. Repita quantas vezes necessárias. Finalize com o molho e queijo parmesão ralado.

Cozimento:
Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno  pré-aquecido com temperatura de 150º, por 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe dourar por mais 10 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.