sexta-feira, 17 de junho de 2011

Sopa de Moranga com Galinha Caipira





Quer saber qual a melhor comida? Arroz, feijão, e um ensopado de galinha caipira. Tudo bem caseiro. Adoro. Às vezes faço aqui em casa para eu me lembrar da cidade do interior. Das brincadeiras de criança na rua sem nenhuma preocupação. Da minha vó escovando o meu cabelo, lavando os meus pés e me dando leite quente antes de dormir. De noites frias e aconchegadas com o meu cobertor predileto. Quando se tem tanta saudade nada melhor do que uma comidinha quentinha para aconchegar alma e nesses dias atípicos de Salvador a nossa Sopa de Moranga com Galinha Caipira é mais que bem vinda.


Ingredientes da Sopa:
01 moranga pequena (aproximadamente 01 kg)
02 litros de caldo de galinha caipira
01 colher de sopa de azeite
01 cebola
02 dentes de alho
01 galinha caipira desfiada (coxas e sobrecoxas e peito)

Galinha Caipira:
01 galinha caipira de 01 kg
01 cebola
01 dente de alho
¼ de pimentão
01 tomate sem pele
02 colheres de sopa de extrato de tomate
02 colheres de sopa de azeite
01 litro de agua quente
Cheiro verde a gosto
Sal e pimenta do reino a gosto


Iniciar receita:
Outro dia, a minha professora Márcia Tavares, me falou que sempre compra galinha caipira no supermercado, isso porque eu falava da saudade de coisas do interior. Na semana seguida corri lá para conferir, e têm mesmo, de varias marcas, vários preços. Comprei uma pequena para fazer a nossa receita.
A galinha vem congelada, se você ai conseguiu uma do quintal, recém-abatida, melhor ainda. Limpe a galinha e corte em pedaços. Deixe o peito inteiro e coxas e sobrecoxas juntas. Não se esqueça das partes de osso (minha mãe chama assim a parte de asa, costela, e etc.) elas é que darão sabor a nossa sopa. Passe limão, ou uma colher de vinagre e em seguida lave em agua corrente. Escorra toda a agua e tempere a galinha com todos os temperos - picados – e deixe descansar na geladeira por 01 hora para absorver o sabor dos temperos.
Uma hora depois, aqueça a panela, junte o azeite e refogue a galinha caipira com todos os temperos.  Eu uso uma panela de pressão, refogo a galinha e deixo em fogo baixo até todos os temperos tornarem-se um molho. Depois disso coloco a agua, deixo uns 15 minutos com a panela aberta, assim absorve melhor o tempero. Coloco a panela na pressão e deixo mais 15 minutos no fogo baixo ou, um pouco mais, quando necessário.


Caldo da Galinha Caipira:
Depois da galinha cozida separe as partes que irão ao final da sopa. Retire as coxas e sobrecoxas, o peito. Desfie tudo e reserve. Devolva os ossos que retirou, ao desfiar, para a panela, juntamente, com as outras partes: costela, asa, etc... Vamos ao caldo. Com a panela no fogo, adicione um litro e meio de agua quente, mantenha o fogo baixo e cozinhe até reduzir para 1 litro. Repita o mesmo passo. No final, não esqueça de coar o caldo.
Com o caldo pronto, vamos fazer a nossa sopa de Moranga com Galinha Caipira.



Sopa:
Quando vou à ceasinha e vejo uma moranga bonitinha, não resisto e levo para casa. Compro mesmo sem saber o que vou fazer. Pode ser uma carne seca na moranga, camarão com catupiry na moranga ou uma Sopa de Moranga com Galinha Caipira. Para a nossa sopa: lave a moranga, corte em pedaços, descasque-os e, novamente, lave em agua corrente. Reserve.
Numa panela grande, calcule uma que caiba, no mínimo, 04 litros. Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione a moranga e todo o caldo, é bom que o caldo esteja quente. Tampe a panela e cozinhe até a moranga se desmanchar.  Use o mix e processe toda a sopa, ou bata no liquidificador. Acrescente a galinha desfiado e prove o sal. Servi com um pão caseiro quentinho, como na foto, mas, isso é para outra postagem.

2 comentários:

  1. OLÁ!
    DESCULPE PELA INVASÃO (entrei aqui através do blog da Nádia),MAS É IRRESISTIVEL NÃO ENTRAR AQUI, VOCÊS FAZ VERDADEIRAS DELÍCIAS,
    AMO IR PRA COZINHA, FAÇO TUDO COM MUITO AMOR, MAS SEU PRATOS SÃO EXCELENTES.
    ABRAÇOS!
    *posso visitar sempre?????

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Kelly.
    Estou super feliz de ter mais alguém por aqui. Espero que goste das receitas e qualquer duvuda, me manda um email, ou procura aqui. Espero vê-la sempre por aqui.

    ResponderExcluir

Estou muito feliz!
Você está nos visitando...
Deixe o seu recado.

Obrigada,

Agnes.